Continente aposta na circularidade de artigos de bebé

Continente aposta na circularidade de artigos de bebé

Depois de se estrear na venda de roupas em segunda mão, o Continente implementou um projeto piloto na loja do GaiaShopping, de venda de artigos de puericultura usados, reforçando a aposta na circularidade.
 
[RE]Baby consiste na venda de carrinhos de passeio e cadeiras de refeição usadas, de marcas especialistas, e que são vendidas até 70% abaixo do PVP como artigo novo, completamente higienizados, testados e com garantia.
 
Segundo Catarina Azevedo, responsável por Novas Oportunidades de Negócios do Bazaar na MC,sendo a circularidade um conceito que faz todo o sentido nos dias de hoje, enquanto retalhista líder, sabemos que é nosso dever criar as condições para que todos possamos abraçá-lo e alargar cada vez mais o seu âmbito de atuação. Este projeto visa dar uma segunda vida a artigos de puericultura e permite aos nossos clientes adquirirem artigos de marcas especialistas, com toda a confiança, e por valores apelativos e competitivosEsta é uma forma de promovermos a utilização dos artigos durante o maior período possível, através da sua reutilização, dando-lhes uma nova vida.” 
 
A venda de artigos em segunda mão é uma tendência de futuro que permite dar nova vida aos produtos usados, diminuindo o desperdício. É neste sentido que o Continente está sempre à procura da melhoria contínua, através da implementação das melhores práticas que, a cada momento, se apresentam como exequíveis e eco eficientes.
 
Desde setembro de 2022 que também é possível comprar roupas de grandes marcas em segunda mão nas lojas Continente através do espaço [RE]Style, criado na área têxtil das lojas da marca, que pretende dar uma nova oportunidade à roupa, reforçando o compromisso de sustentabilidade da MC. Estes espaços do [RE]Style estão disponíveis no Continente GaiaShopping, em Vila Nova de Gaia, e no Continente Colombo, em Lisboa.
 
Do mesmo modo, e desde muito cedo, o Continente desempenha um papel ativo ao nível da sensibilização sobre este tema ao longo de toda a sua cadeia de valor. A Circularidade é um dos principais eixos da Estratégia de Sustentabilidade da MC, a par da Ação Climática, Produção Sustentável e Oferta Responsável. O Continente tem inúmeras iniciativas implementadas que visam o combate ao desperdício alimentar como, por exemplo, a identificação dos produtos através das etiquetas cor-de-rosa para acelerar o seu escoamento, ou as “Caixas Zer0% Desperdício”.
 

Para além destes projetos, em parceria com os fornecedores, o Continente aproveita também o desperdício gerado na produção das maçãs e peras IGP transformando-as em snacks de fruta desidratada ou em sumos naturais que levam apenas estas frutas espremidas, sem qualquer adição de açúcar ou água, como o sumo 100% maçãs de Alcobaça.
 
Mais recentemente, através da “Feira do Desperdício”, uma plataforma criada pelo Clube de Produtores Continente com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar dando uma segunda vida aos excedentes de produção dos nossos produtores, foram desenvolvidos dois produtos. O Vinagre de Maçã de Alcobaça Continente Seleção que juntou cinco organizações de produtores de Maçã de Alcobaça, dois produtores de sumo fresco e um parceiro industrial, esta iniciativa, contribuiu para evitar o desperdício de 50.000 kg de maçãs, fora de calibre ou que, pelo seu aspeto, não seriam valorizadas em fresco, que resultou em 30.000 litros de vinagre. O Folar de carne de fumeiro, feito com mais de duas toneladas de excedentes de enchidos e fumados, juntou dois produtores, contribuindo para evitar o desperdício na produção.