Metodologias de trabalho- Uma nova visão
De acordo com o dicionário online Priberam, metodologia é a “aplicação do método”. E o método é a “maneira de proceder” ou o “processo racional para chegar a um determinado fim”. Assim, pode afirmar-se que uma metodologia de trabalho é o processo ou conjunto de processos aplicados num contexto de trabalho para atingir um objetivo específico.
Com a introdução de cada vez mais tecnologia na vida das pessoas, as metodologias de trabalho também vão mudando. Vão aparecendo sistemas de trabalho remoto, vão desaparecendo as lojas físicas para dar lugar às vendas online, a utilização de ferramentas computorizadas é quase exclusiva, etc. E o perfil do trabalhador também muda. Hoje já não procura “um emprego para a vida” e existem cada vez mais empreendedores que criam a sua própria empresa após a formação académica.
Motivação
A satisfação dos trabalhadores é o primeiro pressuposto nos novos desafios laborais. Uma empresa com trabalhadores felizes e motivados, para além do incremento na produtividade, consegue mais facilmente introduzir novas metodologias de trabalho e que estes trabalhadores estejam mais recetivos a uma mudança na sua rotina.
Formação
As ferramentas mudam com uma rapidez tremenda e um trabalhador que passe 10 ou 15 anos sem fazer qualquer tipo de atualização de competências, nomeadamente no que respeita às novas tecnologias, poderá vir a ficar fora do mercado de trabalho. A chegada da inteligência artificial e a automação de algumas funções são apenas os primeiros passos de algumas áreas mais industriais que necessitam rapidamente de atualização de competências. Cabe também às empresas e, em última instância, aos países, preparar os seus trabalhadores para esta mudança. França, Suíça, Bélgica ou Holanda já estão a criar alguns programas para integrar trabalhadores que necessitem de atualização de competências.
Transformação
Vivemos num mundo de mudanças rápidas e com diversas facetas, no qual inovar é essencial e urgente para a sobrevivência das empresas. Mas ser digital e inovar não é apenas inserir tecnologia numa empresa, é necessário mudar a forma de pensar das pessoas. Transformação digital é ponderar todos os processos que é preciso alterar para poder tornar-se verdadeiramente digital, dessa forma gerindo a mudança e a inovação dentro da empresa. Inovação organizacional, disruptiva e tecnológica, três pilares em que devem assentar as novas metodologias de trabalho se as empresas quiserem manter-se relevantes para clientes e acionistas e conquistarem novos mercados.
Tendências
A segurança da informação, nomeadamente após a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) na União Europeia, tem novos contornos e as empresas e os internautas têm de se adaptar a esta recente metodologia de funcionamento.
Os conteúdos slow content surgem no contraciclo do excesso de informações, imagens, notícias e estímulos com que o internauta é bombardeado a todo o momento. Com essa nova maneira de pensar o material digital, novas plataformas ganham espaço e notoriedade, como é o caso dos podcasts. Trabalhados e estudados a fim de levar um conhecimento específico a interessados em determinado assunto, vieram transformar não apenas o método de consumo, mas também a maneira de produzir e tratar os temas por parte dos criadores.
O polémico Big Data – que define os sites e produtos anunciados a partir do que o utilizador acede, pesquisa, gosta, interage e, até mesmo, ignora – gera, automaticamente, uma sequência de dados que são transformados em informações filtradas sobre cada utilizador. O acesso a esses dados se, por um lado, é ótimo pois só teremos contacto com produtos e serviços do nosso interesse, por outro é uma questão que levanta debates sobre privacidade, confidencialidade e liberdade.
A agilidade é outra tendência com uma dinâmica de maior adaptabilidade às bruscas mudanças nos métodos de produção. A partir de feedbacks constantes, equipas reduzidas e mindset colaborativo, aplicações como o home office transformaram, de maneira positiva, as metodologias de trabalho.
Implementar estas e outras tendências nas organizações e acompanhar e criar inovações é uma boa forma de estar em constante transformação e manter-se atualizado neste mundo que gira a uma velocidade furiosa.