Hologramas digitais 3D poderão chegar ao telemóveis

Hologramas digitais 3D poderão chegar ao telemóveis

Os hologramas 3D, até agora só vistos em filmes de ficção científica, podem em breve fazer parte do nosso quotidiano.

 

Uma dessas tecnologias, chamada holografia de deslocamento de fase, já avançou bastante, mas ainda exige uma câmara grande e especializada, dotada de filtros polarizadores.

 

Agora, pesquisadores coreanos conseguiram desenvolver um componente que elimina esse aspeto volumoso da tecnologia, viabilizando a geração de hologramas até mesmo em aparelhos portáteis, como telemóveis.

 

Jongtae Ahn e os seus colegas do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia (KIST) criaram um fotodiodo que deteta a polarização da luz na região do infravermelho próximo, sem filtros de polarização adicionais.

 

Este é justamente o elemento que faltava para criar um sensor de imagem holográfica miniaturizado para gerar hologramas digitais 3D.

 

Os fotodiodos, que convertem luz em sinais elétricos, são componentes essenciais dos píxeis dos sensores de imagem das câmaras digitais e dos telemóveis, os conhecidos CCDs. A introdução da capacidade de detetar a polarização da luz no próprio sensor de imagem de uma câmara comum fornece uma variedade de novas informações, o que incluiu o armazenamento de informações suficientes para produzir hologramas 3D.