Sustentabilidade. Um termo que está cada vez mais intrínseco no léxico dos portugueses, de tal forma que já começa a influenciar comportamentos.
Os resultados obtidos por um estudo levado a cabo pela Intrum revelam que 68% dos portugueses não comprariam bens a empresas que soubessem ser responsáveis por prejudicar o meio ambiente; 69% afirmam comer mais sobras do que costumavam, em vez de comprar novos alimentos, para reduzir o seu impacto sobre o ambiente; 76% afirmam, cada vez mais, consertar e reciclar artigos velhos, em vez de comprar artigos novos; e 73% revelam não poder viver de forma tão sustentável como gostariam, uma vez que os produtos amigos do ambiente têm um custo muito elevado.
Estes números demonstram que a sustentabilidade começa a ser um dos fatores que os portugueses levam em conta aquando da sua tomada de decisão. E como tal, também é necessário que as empresas portuguesas valorizem a sustentabilidade nas suas estratégias de desenvolvimento de produto e de marketing, sendo que os valores portugueses são superiores aos da média europeia: 68% versus 52%.
Nos últimos anos, o mundo – e a Europa em especial – tem enfrentado diversos desastres climáticos. As inundações devastadoras na Alemanha, os incêndios florestais na Grécia ou a seca em Portugal são apenas alguns exemplos. Este estudo indica que, cada vez mais, os consumidores penalizam empresas sem preocupações ambientais.
Mas não é apenas na compra de determinado produto e/ou serviço que a preocupação de uma empresa pelo meio ambiente tem impacto. O estudo revela ainda que três em cada dez inquiridos (29%) afirmam que não se sentiriam culpados em pagar a uma empresa, mais tarde do que o acordado, se considerassem que a empresa não era ética. Em Portugal, a percentagem é mais elevada, registando 32%. Ou seja, a estabilidade financeira de uma empresa – ou mesmo a sua sobrevivência – pode ser posta em causa se os consumidores considerarem que esta tem comportamentos menos éticos e/ou sustentáveis. Primeiro, devido à dificuldade em vender os seus produtos e/ou serviços e depois na angariação do pagamento dos mesmos. Neste sentido, é extremamente indispensável a atenção redobrada das empresas, para questões éticas e ambientais, caso desejem manter a fidelidade dos clientes e proteger o seu fluxo de caixa.
Existe ainda um outro fator que começa a ganhar a sua importância junto dos consumidores: o combate ao desperdício. 68% dos portugueses criticam o desperdício e afirmam que estão ativamente a comprar menos para reduzir o impacto ambiental -valor este superior à média europeia (57%).
Assim como, 69% afirma comer mais sobras do que era hábito, em vez de comprar novos alimentos, para reduzir, igualmente, o seu impacto sobre o ambiente.
Esta preocupação ultrapassa a área alimentar e insere-se também noutros setores, com 76% dos inquiridos a consertarem e reciclarem artigos velhos, em vez de comprarem artigos novos.
Apesar de toda a preocupação com a sustentabilidade, esta realidade não avança à velocidade que os consumidores gostariam. A explicação está no custo dos produtos amigos do ambiente, que ainda se mantém muito elevado.
Uma oportunidade para as empresas que tiverem visão a longo prazo, fazer as alterações necessárias nas suas estratégias de I&D, por forma a apresentarem ao mercado produtos mais sustentáveis e a preços acessíveis.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |