Um novo relatório da aliança AI For The Planet (Inteligência Artificial para o Planeta) feito em parceria com o Boston Consulting Group e com o BCG GAMMA, unidade de análise avançada de dados da consultoria, revela que 87% dos líderes do setor público e privado, que trabalham com os temas de clima e inteligência artificial, acreditam que a IA é um ativo valioso na luta contra as alterações climáticas. A pesquisa, realizada em 14 países, ouviu mais de mil executivos com autoridade para a tomada de decisão sobre tecnologia ou iniciativas de sustentabilidade nas suas empresas.
Intitulado “Como a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta na luta contra as mudanças climáticas”, este relatório mostra a aplicação de análises avançadas de dados e IA aos desafios climáticos pode fornecer uma maneira transformadora de travar o aquecimento global. Apesar de 40% dos entrevistados afirmar que imaginam usar IA em seus próprios esforços climáticos, 78% e 77% deles reconhece a falta de conhecimento e o acesso limitado à tecnologia como obstáculos, respetivamente — 67% afirma, ainda, não confiar nos dados e análises relacionados à IA.
“A capacidade única da inteligência artificial de coletar, completar e interpretar grandes e complexos conjuntos de dados significa que ela pode ajudar às empresas a adotarem uma abordagem mais bem orientada para combater as emissões de carbono e endereçar os riscos climáticos”, diz Hamid Maher, diretor executivo e sócio do BCG e BCG GAMMA, e um dos autores do relatório. “No entanto, a maioria das soluções com essa tecnologia está espalhada pelo mundo, tende a ser de difícil acesso e não possui recursos para escalar o impacto. Precisamos derrubar essas barreiras”, completa o executivo.
Utilizar a IA no combate às mudanças climáticas
De acordo com o levantamento do BCG, existem diversas maneiras de usar a inteligência artificial no combate às mudanças climáticas:
Um importante caminho a ser percorrido
As possibilidades de uso de uma IA para travar a mudança climática é infinita, mas qualquer solução nessa direção precisa ser acessível e fácil de usar para ser bem-sucedida. Um bom modelo deve oferecer benefícios tangíveis ao usuário e recomendações que sejam claras, com um plano de ação simples. Dessa forma, será necessário um suporte significativo, que inclui acesso a investimentos, líderes e profissionais capacitados.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |