Como a Inteligência Artificial pode apoiar as marcas no Black Friday

Como a Inteligência Artificial pode apoiar as marcas no Black Friday

Com a aproximação do Black Friday, na última sexta-feira do mês de novembro, chega uma das épocas mais antecipadas para consumidores e empresas.

Com este volume de tráfego de consumo em e-commerce, vemos também a implementação de mais soluções baseadas em inteligência artificial (IA), que estão a alterar o paradigma desta época.

 

Neste sentido, a Visor.ai, startup portuguesa de soluções de conversação inteligente, dá 5 recomendações de como usar a IA no Black Friday para promover uma melhor experiência de compra ao consumidor:

  • Personalizar targets: as plataformas de recomendação de produtos e serviços estão cada vez mais sofisticadas. O que originalmente sugeria produtos baseados em compras anteriores na loja, agora é possível prever comportamentos de consumo baseado na idade, localização, preferências e escolhas de vida do consumidor. Esta automatização é uma consequência da implementação de IA em plataformas de compras online e fornece uma experiência personalizada ao cliente final;
  • Prever a procura: a incorporação de IA no e-commerce traz um grande benefício para os lojistas: a capacidade de prever a procura consoante a época. Neste caso, o Black Friday representa um grande aumento de procura, afirmação justificada, não pelo pensamento humano, mas sim por milhões de dados de consumo inseridos numa solução de IA;
  • Comunicar campanhas: as marcas podem fornecer um desconto ou promoção nesta época, mas se este não for comunicado então nenhum potencial cliente vai saber da sua existência. Por isso, podem criar-se campanhas de comunicação online que têm a capacidade de chegar a mais clientes, especialmente quando utilizamos as ferramentas de segmentação de público fornecidas por ferramentas de IA. Estas permitem rentabilizar o investimento ao apenas impactar o público-alvo selecionado;
  • Recolher feedback: a recolha de feedback é fundamental para a análise da satisfação dos clientes, ou possíveis clientes, perante a marca. Plataformas de IA podem realizar esta recolha de feedback e análise consoante a informação retirada de fontes online tais como: as redes sociais, os fóruns de discussão ou até blogs. Isto permite melhorar o serviço prestado, inclusive no pós-venda;
  • Automatizar o atendimento: um dos melhores usos de IA no Black Friday é na vertente do atendimento ao cliente. Hoje em dia, é comum que as lojas online tenham embutido no seu website um agente de conversação inteligente que consegue responder a dúvidas e resolver problemas de forma automática, sem a intervenção de um ser humano. Esta é uma boa solução para rentabilizar investimentos em recursos humanos e ainda valorizar o trabalho destes profissionais ao apenas intervirem em situações complexas.


Estes são apenas alguns dos usos que se pode dar à inteligência artificial para desenvolver uma estratégia de marketing para o Black Friday. A Visor.ai, que tem o seu core business no desenvolvimento de plataformas de conversação inteligente, pretende alertar para o potencial destas soluções em vários setores, especialmente em Portugal.