O primeiro autocarro movido a pilha de hidrogénio com tecnologia produzida em Portugal começou a circular em agosto deste ano, em Cascais.
Pioneiro na mobilidade sustentável, Cascais tem vindo a investir, cada vez mais, em meios de trasporte público amigos do ambiente. Com estes novos autocarros o munícipio dá mais um passo para a descarbonização da sociedade e da economia, garantindo o incremento da segurança e coesão social e a redução da pegada ecológica.
O hidrogénio utilizado no abastecimento destas viaturas é produzido através do processo de eletrólise e alimentado por energia elétrica proveniente de fontes renováveis, permitindo a obtenção mínima de 350 kg de hidrogénio verde por dia, que são comprimidos e armazenados para mais tarde serem transferidos para os veículos, abastecendo-os.
A pilha de hidrogénio permite uma maior eficiência e autonomia quando comparada com viaturas elétricas convencionais, garantindo, igualmente, 0 emissões de gases com efeito de estufa.
Agora, a Câmara Municipal de Cascais assume, uma vez mais, posição pioneira no desenvolvimento para a era do hidrogénio: vai ter um sistema capaz de transformar 50 toneladas de lixo doméstico em cinco toneladas de hidrogénio por ano.
O lixo deixa de ir para aterro e o hidrogénio será utilizado no abastecimento de autocarros municipais e veículos da recolha de resíduos, reduzindo totalmente as emissões de todo o processo de tratamento do mesmo.
Denominada de Stella, esta unidade de produção (basicamente, um pequeno reator) apenas necessita de utilizar resíduos domésticos, ar e uma pequena quantidade de água, sendo autossuficiente em termos energéticos. Todo o processo de produção é eco-friendly, eliminando problemas como os dos alcatrões e sem emitir para a atmosfera qualquer gás nocivo.
Primeiro, os resíduos entram no reator Stella, dando-se início ao processo de gasificação dos resíduos. E é do reator que se obtém hidrogénio e outros produtos como biocarvão e oxigénio. No caso do hidrogénio produzido, este pode ter diversas aplicações, nomeadamente a produção de eletricidade ou, no caso específico da Câmara Municipal de Cascais, o abastecimento de autocarros movidos a hidrogénio.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |