Utilizadores gastam 5 horas do seu dia no Tik Tok

Cinco horas por dia ligado ao TikTok – é o que admite cerca de 20% dos inquiridos de um estudo desenvolvido pela SocialPubli – agência de Marketing de Influência que conecta marcas com influenciadores para desenvolver ações de marketing.

 

Este estudo foi realizado a mais de 1.800 utilizadores da plataforma, entre influenciadores e anunciantes com o objetivo entender melhor o fenómeno do TikTok e de que forma as pessoas e as marcas estão a interagir nesta que é a rede social onde, em 2020, os utilizadores passaram mais de 21 horas por mês.

 

De acordo com o estudo, foi a pandemia e a procura por novas ferramentas de comunicação e interação digital que a utilização do TikTok aumentou, com 86,5% dos inquiridos a afirmar uma utilização mais recorrente da plataforma desde o início da quarentena, onde o seu público é maioritariamente feminino (66,2%) representando 54,8% da Geração Z.

 

Apesar de 73% dos inquiridos admitir passar entre 1 a 5 horas por dia na aplicação, apenas 34,9% admite publicar conteúdo uma vez por semana. No que respeita aos temas preferidos, comédia e vídeos de dança lideram, seguidos de tutoriais e challenges. Por outro lado, a moda e a beleza surgem como os temas promissores a curto prazo, com mais de 80% dos inquiridos a confirmá-lo.

 

Este tudo refere que o Tik Tok é “um diamante em bruto”, pois 38,5% de influenciadores admite nunca ter recomendado marcas, produtos e serviços à sua respetiva comunidade e apenas 6% confirma já ter criado conteúdo patrocinado. Contrastando essa realidade, estão 67,9% dos utilizadores que afirmam já ter adquirido algum produto após verem uma publicação onde o mesmo aparece, ainda que a presença de perfis de marcas seja escassa, refletindo nos 50,7% de utilizadores que confirma seguir menos de 5 marcas no TikTok.

 

Apesar de 81,1% dos anunciantes não ter realizado uma única campanha na plataforma, admitem acreditar na eficácia nas campanhas de marketing de influência no TikTok com cerca de 53% dos anunciantes a planear aumentar o budget neste setor, devido à taxa de interação ser bastante positiva com 87,1% dos influencers que admite haver um maior engagement rate nesta plataforma.