Primark cada vez mais sustentável

Primark cada vez mais sustentável

Um ano depois: Primark partilha o progresso na sua jornada para tornar a moda mais sustentável e acessível a todos

 

  • A Primark acaba de publicar o seu primeiro Relatório de Progresso sobre Ética e Sustentabilidade, revelando as evoluções registadas desde o lançamento da sua estratégia de sustentabilidade;
  • Quase metade (45%) de todas as roupas da Primark contêm agora materiais reciclados ou de origem sustentável, o que contrasta com os 25% que se registavam no lançamento da sua estratégia de sustentabilidade, em setembro do ano passado*
  • 252.800 agricultores** formados através do Programa de Algodão Sustentável da Primark: a caminho de formar mais 275.000 agricultores até ao final de 2023, consolidando este programa que já é o maior programa de algodão sustentável da indústria da moda.

 

Face às crescentes pressões do custo de vida, a Primark continua empenhada em concretizar a sua visão de tornar a moda mais sustentável e acessível a todos.  Um ano depois do lançamento da sua estratégia de sustentabilidade Primark Cares, 45% de todas as roupas vendidas pela Primark têm a etiqueta Primark Cares, indicando que contêm materiais reciclados ou sustentáveis*. A Primark comprometeu-se a fazer a transição de 100% das suas roupas para a Primark Cares até 2030, mantendo os mesmos preços acessíveis.

 

O primeiro relatório de Progresso sobre Ética e Sustentabilidade da Primark apresenta as evoluções que a empresa tem registado em relação aos compromissos assumidos no programa Primark Cares e também descreve o amplo impacto social e de sustentabilidade ambiental dos seus produtos, lojas e a cadeia de fornecimento. O aumento do foco e do investimento em novas equipas e competências em todo o negócio permitiu à Primark acelerar os progressos registados, face aos compromissos assumidos.

 

Outros destaques que o relatório do primeiro ano inclui:

  • 40% de todas as peças de roupa de algodão vendidas continham algodão reciclado, orgânico ou proveniente do Programa de Algodão Sustentável da Primark, o que contrasta com os 27% que se registavam no lançamento do programa.
  • O novo Programa de Formação de Design Circular, destinado a 24 membros da equipa de Produto e a seis fornecedores, vai ser alargado nos próximos 12 meses.
  • Foram realizados 43 workshops sobre arranjos de roupa no Reino Unido e na República da Irlanda (ROI), incentivando clientes e colegas a manterem e usarem as suas roupas durante mais tempo.
  • 252.800 agricultores** formados no Programa de Algodão Sustentável da Primark: prevê-se formar mais 275.000 agricultores, até ao final de 2023, consolidando este programa que já é o maior programa de algodão sustentável da indústria da moda.
  • Quase 3.000 agricultores do PASP participaram num programa piloto para a adoção de uma agricultura regenerativa de algodão na Índia, Paquistão e Bangladesh.
  • As caixas de devolução de têxteis usados estão agora disponíveis em todas as lojas do Reino Unido, Républica da Irlanda (ROI), Alemanha e Áustria – representando 65% de todas as lojas a nível internacional.
  • A Primark criou um Centro de Embalagens de Excelência para explorar novas formas de eliminar os resíduos de plástico e vestuário de uso único, até 2027.
  • Foi conduzida pesquisa, financiada e coordenada pelo Anker Research Institute, para fornecer estimativas novas e/ou atualizadas da Global Living Wage Coalition para quatro dos mercados de abastecimento da Primark – Bangladesh, Camboja, Turquia e Vietname.
  • Foram criadas quatro novas Redes de Colegas, criando espaços inclusivos e de apoio para os colegas discutirem, representarem e moldarem o pensamento da Primark sobre neurodiversidade e incapacidade; diversidade cultural; género e fases da vida; e LGBTQIA+.

 

Os últimos 12 meses foram sobre a construção das bases certas para a nossa estratégia de sustentabilidade – Primark Cares. Grande parte do nosso foco tem sido a criação da fórmula certa para cumprir os compromissos que  assumimos e é por isso que os programas piloto e os processos têm sido tão importantes como os progressos que fizemos durante este primeiro ano“, afirmou a diretora da Primark Cares, Lynne WalkerHá um ano, fizemos uma nova promessa de mudar a forma como produzimos e fornecemos as nossas roupas, com o compromisso de pensar o nosso negócio de forma diferente. Para nos focarmos, definimos metas ambiciosas, até 2030. Passámos o último ano a investir e a aumentar as nossas equipas de especialistas, a colaborar de novas formas dentro do nosso próprio negócio e, também, com fornecedores e parceiros para apoiar a nossa transformação. Às vezes é um desafio e sabemos que estamos apenas a começar, mas daqui a um ano, vamos estar mais empenhados do que nunca em tornar a moda mais sustentável acessível a todos.”

 

Este ano de arranque tem sido igualmente fundamental para o desenvolvimento de importantes processos e programas internos, incluindo:

  • Desenvolvimento das equipas já existentes e da capacidade de escala em todo o negócio com 61 pessoas agora dedicadas à sustentabilidade e ética na sede da Primark e mais de 130 membros da equipa de Comércio Ético e Sustentabilidade Ambiental da Primark, criada há 15 anos e agora a operar em 12 dos nossos principais mercados de fornecimento.
  • Desenvolver um roteiro de energias renováveis com o parceiro RenEnergy e recrutar líderes de carbono no Bangladesh, Índia e China para apoiar os fornecedores na redução das emissões de carbono, como parte do compromisso da Primark de reduzir para metade as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor, até 2030.
  • Criar um programa piloto para uma nova estrutura que permita padrões de lavagem com maior durabilidade, desenvolvido em conjunto com a principal ONG de ação climática, WRAP, que teve início com a ganga. 60% dos produtos testados até agora passaram neste novo padrão melhorado. 
  • Lançamento do programa de bem-estar Spark para 70.000 colegas***, incentivando-os a serem a sua melhor versão e a encontrarem equilíbrio tanto no trabalho como na sua vida pessoal.