Volvo Cars inaugura “Tech Hub” em Estocolmo

Volvo Cars inaugura “Tech Hub” em Estocolmo

Novas instalações reforçam aposta da marca sueca nas áreas de tecnologia e software

 
A Volvo Cars inaugurou este mês um novo “Tech Hub” em Estocolmo.
 
Localizado junto ao seu Volvo Studio, no centro da capital sueca, este novo espaço tem dois pisos, mais de 7.500 m2 e oferece um ambiente de trabalho moderno e inclusivo para mais de 700 profissionais especializados em áreas consideradas fundamentais para a Volvo Cars.
 
“Para aceleramos a nossa transformação, estamos a recrutar centenas de talentos nas áreas de software, data science, analytics, gestão de produto, vendas on-line e experiência do utilizador. Muitos deles estarão baseados neste novo tech hub.”
Björn Annwall – Chief Commercial Officer – Deputy CEO – Volvo Cars
 

O “Tech Hub” servirá também de base de negócios e atividades da Volvo Cars para a vasta região de Estocolmo. O seu objetivo passar por ser uma parte central do ambiente tecnológico da capital sueca, cidade que tem servido não só de base, mas também de berço para várias empresas de tecnologia que hoje em dia valem milhões de dólares e alcançaram uma presença global.

As novas instalações têm também um foco especial no bem-estar dos colaboradores. Foram criadas duas salas recreativas inspiradas no conceito japonês de Shinrin Yoku. Aqui, as pessoas podem explorar uma experiência imersiva de imagem, som e luz, concebidos para relaxar.

“Este espaço foi concebido para despertar a criatividade e a colaboração. Será um local de trabalho moderno e inclusivo para permitir que os talentos atuais e futuros trabalhem e cooperem. Estas instalações são uma marca do design moderno escandinavo e refletem todos os pontos fortes da marca Volvo”.
Hanna Fager, Chief People Officer – Volvo Cars
 
O “Tech Hub” conta também com mobiliário especialmente concebido criado a partir de materiais de automóveis reciclados. Lâmpadas feitas de airbags e cadeiras usadas, impressas em 3D a partir de para-choques de automóveis.
 
Uma transformação mundial
 
Estas constituem as instalações mais recentes de uma série de inaugurações que a Volvo Cars tem vindo a realizar na área tecnológica. Em novembro, foi inaugurado um novo centro tecnológico em Bangalore, na Índia, que acresce aos centros já existentes em Sunnyvale, nos Estados Unidos, e em Lund, na Suécia.
 
Cada local tem as suas próprias áreas de especialização. A equipa de Estocolmo estará concentrada nas relações diretas com o consumidor e na customer journey, enquanto as equipas dos outros centros tecnológicos estarão concentradas nas áreas de I&D, tecnologia de condução autónoma, análise de dados e desenvolvimento de aplicações digitais.
 
A abertura dos novos centros tecnológicos surge numa altura em que a empresa se encontra em plena transformação. A Volvo Cars pretende comercializar a partir de 2030, automóveis exclusivamente elétricos aumentando ainda o peso das vendas online.
 
A Volvo Cars que deseja tornar-se uma empresa líder no segmento de automóveis elétricos premium, e estabelecer milhões de relacionamentos diretos com o consumidor. A empresa pretende ainda criar processos simplificados de encomenda dos seus automóveis, com preços transparentes e informações claras não só sobre o produto, mas também sobre prazos de entrega.