Campanha da NOS permite plantar mais de 26 mil árvores

Campanha da NOS permite plantar mais de 26 mil árvores

Este ano, a NOS levou a cabo nas suas lojas físicas e na loja online duas edições da ação 1 compra = 1 árvore, em que os produtos e serviços comprados durante um certo período valem a plantação de uma árvore. Na primeira edição, que decorreu em abril, foram contabilizadas 11 212 árvores e, entre os dias 10 e 14 de outubro, foi possível juntar 15 638, o que resulta num acumulado de 26 850 árvores que serão plantadas até ao final de março de 2023 no centro e norte do País, em zonas onde a NOS está a desenvolver um projeto de reflorestação.

O número total de árvores contabilizadas nas duas edições, correspondente à arborização de uma área de aproximadamente 16 hectares, vai permitir o sequestro de cerca de 2 142 toneladas de CO2, estando assegurada a sua gestão durante um período de, pelo menos, 30 anos.

Esta iniciativa tem como principal intuito compensar as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) geradas durante um ano pela utilização dos principais produtos de telecomunicações, tais como smartphones, TVs, boxes e routers.

No âmbito do inventário de emissões da NOS de 2021, é possível verificar que a utilização de um telemóvel por parte de um cliente particular representa o consumo de 268 kWh por ano e gera emissões de GEE correspondentes a 68 kg de CO2 por ano. Já uma TV, uma box e um router consomem, juntos, 186 kWh de eletricidade por ano e geram a emissão de 47 kg de CO2.

Com o objetivo de reduzir a sua pegada ambiental, a operadora procura tornar-se cada vez mais eficiente e sustentável, tanto ao nível das suas próprias operações e procedimentos, como através das campanhas, produtos e serviços que disponibiliza.

 
De recordar que a campanha 1 compra = 1 árvore é mais uma ação através da qual a NOS contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas nº 15, bem como para o princípio nº 8 da UN Global Compact – “Realizar iniciativas para promover a responsabilidade ambiental”.