Futuro avião supersónico a hidrogénio já tem motor

Futuro avião supersónico a hidrogénio já tem motor

A empresa australiana Hypersonix anunciou ter encontrado o material ideal para construir um motor a hidrogénio capaz de impulsionar o seu futuro avião supersónico.

 

Este motor, chamado Spartan, será o responsável por acelerar o avião Delta-Velos de Mach 5 até Mach 12 – ou cinco a doze vezes a velocidade do som.

 

O voo é considerado hipersónico quando supera Mach 5, cerca de 6.000 km/h. Já Mach 12 equivale a 14.800 km/h.

 

A esta velocidade não é preciso voar muito tempo para superar facilmente qualquer avião convencional. De facto, a ideia é que o Delta-Velos complete viagens de 2.500 km, e faça isso sem emitir CO2 ou outros gases nocivos, pousando como um avião comum num aeroporto e pronto para levantar voo novamente.

Os motores scramjet são um tipo de motor a jato e dependem da combustão de combustível e oxigénio do ar para produzir impulso. Desenvolvemos o nosso motor scramjet Spartan movido a hidrogénio verde utilizando CMC [Ceramic Matrix Composites] para suportar as altas temperaturas experimentadas pelos veículos espaciais durante a viagem pelo espaço e particularmente durante a fase de reentrada controlada.

A carga de alta temperatura dura apenas cerca de 20 minutos por voo e, para reutilização, pelo menos 30 ciclos seriam suficientes. Os CMCs têm uma alta relação resistência-peso mesmo em alta temperatura, alta resistência ao choque térmico e tenacidade“, explica Michael Smart, diretor de tecnologia da Hypersonix.