72% dos CMO’s aumentaram investimentos em inovação

Um estudo realizado pela Gartner indica que quase dois terços (72%) dos Chief Marketing Officers (CMO) aumentaram o investimento em inovação ao longo do último ano, considerando ser o caminho para o crescimento das suas marcas e negócios.

 

A mesma análise, reportada pelo site Marketing Week, indica que a inovação responde, agora, por mais de 20% do total do orçamento de marketing. No entanto, embora a grande maioria tenha reforçado o investimento nesta área, 91% dos 400 CMOs inquiridos declara ter dificuldades em medir o impacto.

 

O estudo, realizado com base nas respostas de diretores de Marketing do Reino Unido, França, Alemanha e América do Norte indica que 83% afirma que a inovação não gerou os resultados esperados, salientando que os CMOs nem sempre terão claro o conceito e o significado de inovação no marketing.

 

Ewan McIntyre, co-Chief of Research e vice-presidente da Gartner Marketing, explica que a palavra “inovação” enfrenta os mesmos problemas que o termo “agilidade”: “Existe um desacordo significativo sobre o que significa inovação”.

 

“Isto não são apenas discussões de semântica – as definições importam para cumprir objetivos de negócio relacionados com inovação. Compreender mal o que significa a inovação para a sua organização tem consequências que impactam a abrangência, a intenção e o resultado das actividades”, comenta Ewan McIntyre.