Turismo de Portugal lança programa de apoio à inovação no turismo

O Turismo de Portugal está aceitar candidaturas ao Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism 2.0, até 31 de Agosto, uma iniciativa para apoiar a inovação no setor do turismo com 1,2 milhões de euros.

 

A 5ª edição deste programa é destinado exclusivamente a programas de ideação, de aceleração e inovação aberta que possam contribuir para a construção de empresas e destinos turísticos mais sustentáveis, mais responsáveis e ainda mais resilientes.

O apoio é destinado a incubadoras que assinaram ou venham a assinar o protocolo FIT com o Turismo de Portuga assinaram ou venham a assinar o protocolo FIT com o Turismo de Portugal, disponível aqui.

 

Esta iniciativa é sobretudo direccionada para o desenvolvimento de uma rede de incubadoras de empresas especialmente focadas no desenvolvimento de ideias, soluções, produtos e modelos de negócio associados ao turismo, com capacidade de revitalizar e potenciar a inovação e o crescimento competitivo do setor.

 

O programa FIT 2.0 integra dois regulamentos – Regulamento FIT 2021/2022 Programas de Ideação e Regulamento FIT 2021/2022 Programas de Aceleração e Inovação Aberta – que pretendem dar resposta aos seguintes desafios: “gestão sustentável das empresas e dos destinos turísticos; enriquecimento e melhoria da experiência do turista; promoção da mobilidade inteligente e sustentável; gestão baseada em dados; optimização das operações de negócio das empresas”.

 

Com uma dotação global de 950 mil euros, os programas de aceleração e inovação aberta permitem às startups seleccionadas melhorar os seus modelos de negócio e identificar novos clientes e potenciais investidores, enquanto os programas de ideação, acolhidos pelas Escolas do Turismo de Portugal, visam a dinamização de novas ideias de negócio no turismo e têm uma dotação global é de 250 mil euros.

 

O Programa FIT 2.0 é uma das medidas do Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, no âmbito do qual o Turismo de Portugal irá ainda desenvolver um programa específico que pode dispor até 15% da dotação global de cada Regulamento, “para promover e consolidar o rápido e estruturado acesso ao mercado de startups participantes nos programas FIT”.

 

Nas quatro edições anteriores, o programa do Turismo de Portugal apoiou 56 programas de ideação, aceleração e inovação aberta, com um incentivo global de 4 milhões de euros, envolvendo mais de mil participações de startups e projetos.