Lusíadas Saúde realiza implante auditivo inovador em Portugal

O serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto (HLP) realizou o primeiro implante auditivo “Osia” em Portugal.

 

Graças à tecnologia inovadora, o implante ativo osteointegrado de estado estacionário fica completamente protegido pela pele, substituindo a técnica comum de transfixação. Este método aumenta a taxa de sucesso do procedimento e a qualidade de vida e segurança do paciente, explica o Grupo Lusíadas Saúde.

 

Na prática, com recurso a uma técnica de cirurgia minimamente invasiva, que pode agora ser realizada em ambulatório e com anestesia local, este implante “recorre a estimulação digital para contornar áreas não funcionais do sistema auditivo, permitindo, assim, uma maior capacidade auditiva”. A nova solução beneficia, sobretudo, pacientes com grandes perdas auditivas, perdas unilaterais e, ainda, casos de otites médias com sequelas.

 

Outra das novidades é a possibilidade de esta nova solução permitir uma ligação via bluetooth. Com recurso a uma aplicação para smartphone, o paciente conseguirá controlar a programação ou o volume do aparelho, tendo também possibilidade de atender chamadas e ouvir música.

 

Este primeiro implante, inédito em Portugal, foi realizado por uma equipa especializada do HLP, sob a liderança do otorrinolaringologista Guilherme Carvalho, e integrando o coordenador e médico especialista da unidade de Otorrinolaringologia, Sousa Vieira, a enfermeira Raquel Guimarães, os audiologistas Liliana Loureiro, Mário Alves, Fernanda Mota e Rita Ramos, e, ainda, membros da equipa do bloco e consulta daquela Unidade Hospitalar