“O nosso compromisso é oferecer tecnologia de ponta e esta distinção reconhece este caminho e valoriza a nossa dedicação para o bem-estar das pessoas.”- Samsung

“O nosso compromisso é oferecer tecnologia de ponta e esta distinção reconhece este caminho e valoriza a nossa dedicação para o bem-estar das pessoas.”- Samsung

Qual foi o principal desafio para a criação do vosso produto vencedor?

 

A Samsung Climate Solutions assume o compromisso de desenvolver tecnologia capaz de responder aos requisitos de todo tipo de espaços interiores e às necessidades de conforto de cada um, seja em casa, no trabalho, no ginásio ou no supermercado. As nossas tecnologias de climatização, atualmente líderes do setor, são criadas para a melhoria constante da forma como vivemos e trabalhamos.

A tecnologia WindFree™, exclusiva da Samsung, oferece arrefecimento confortável sem as desagradáveis correntes de ar. Além disso, a função AI Auto Comfort ajusta automaticamente a temperatura com base na utilização do espaço, e o Sensor de Movimento ativa ou desativa o modo WindFree™ de acordo com a presença de pessoas dentro desta mesma divisão. O compressor com a tecnologia Digital Inverter Boost ajuda também a diminuir e otimizar o consumo de energia.

Mantemos o desafio de criar inovações pensadas para o futuro do consumidor: durabilidade, design e conectividade que ajudam a prolongar o ciclo de vida dos nossos produtos, adaptando-se a em diferentes tipos de ambiente interior.

 

A inovação não pára. Que tipo de aprendizagens retiraram no desenvolvimento deste produto que poderão aplicar em projetos futuros?

 

A experiência adquirida com o desenvolvimento da tecnologia Windfree™ mostrou-nos que a verdadeira inovação está em antecipar as necessidades dos consumidores e oferecer soluções que façam uma diferença tangível na sua rotina.  

 

A estrutura avançada dos ares condicionados com tecnologia WindFree™ permite que o fluxo de ar seja distribuído uniformemente através de 23.000 micro orifícios. Assim que o espaço atinge a temperatura definida, a unidade muda automaticamente para o modo WindFree™, mantendo o arrefecimento do espaço de forma suave, sem a sensação desagradável de fluxo de ar frio.

 

Por outro lado, a palavra inovação faz parte do nosso ADN. Aprendemos que a personalização inteligente da climatização, aliada à eficiência energética e à conectividade, pode transformar a experiência do utilizador.

 

A integração de diferentes dispositivos para uma casa conectada é já uma realidade com a aplicação SmartThings. Esta plataforma aberta permite integrar uma vasta gama de dispositivos, incluindo aparelhos de ar condicionado, bombas de calor, eletrodomésticos, iluminação, fechaduras, vídeo vigilância e muito mais, através da rede Wi-Fi. Um sistema doméstico completo que garante o controlo e monotorização, apenas através de um smartphone, num conceito One Samsung.  

 

Ser eleito Produto do Ano valida a qualidade e inovação do vosso trabalho. Como é que esta distinção reforça os valores da vossa marca e auxilia nos vossos objetivos de mercado?

 

A distinção enquanto produto do ano ajuda-nos a partilhar a nossa inovação junto do mercado português. O nosso compromisso é oferecer tecnologia de ponta e esta distinção reconhece este caminho e valoriza a nossa dedicação para o bem-estar das pessoas.

 

Este selo permite ampliar a nossa presença no mercado e consolidar a posição enquanto líderes no setor de climatização, gerando uma maior confiança, tanto nos consumidores finais, como nos nossos parceiros de indústria.

 

De que forma este produto/serviço se destaca como um aliado indispensável no lar, melhorando a qualidade de vida dentro de casa?

 

A tecnologia WindFree™ facilita um sono mais calmo e confortável – esta é a conclusão de mais de 1800 consumidores, através de uma pesquisa feita recentemente pela Samsung em países como Brasil, Índia, Itália, Coreia, Tailândia e Estados Unidos. Os resultados revelaram que cerca de 44,6% (820) dos inquiridos preferem o ar-condicionado WindFree™, e onde mais de metade (58%) selecionou o motivo “sono confortável” como principal razão para escolher este modelo de ar condicionado.

 

Os resultados deste estudo indicam ainda que, atualmente, os consumidores esperam que o ar condicionado ultrapasse as suas funções tradicionais, como o arrefecimento, de forma a oferecer uma solução adequada a qualquer situação, por exemplo antes e depois da hora de dormir. Quase metade dos inquiridos (48%) liga o seu equipamento entre as 21h e a sua hora de deitar, seguido por cerca de 42% que chegam a utilizar o aparelho durante o sono.

 

Desde o seu lançamento global, em 2017, que os ares condicionados da Samsung, equipados com a inovadora tecnologia WindFree™ têm recebido um amplo reconhecimento dos mercados de todo o mundo. Fora da Coreia do Sul, as vendas continuam a crescer, com uma taxa de crescimento anual média a alcançar os 30,7% nos últimos três anos (até o final do primeiro semestre de 2024).

Em Portugal este crescimento dos últimos 3 anos tem sido mais acentuado e terminamos o ano de 2024 com os produtos WindFree™, na categoria residencial, a representar 35% das vendas totais de equipamentos de ar condicionado Samsung.

À medida que a temática da poupança de energia ganha interesse face às mudanças climáticas a que assistimos, os resultados do estudo provam que os consumidores procuram reduzir o seu consumo de eletricidade, optando pela tecnologia WindFree™, e assim reduzindo também o preço da sua fatura. A utilização deste modo permite reduzir o uso da eletricidade até 77%, comparativamente a ambientes de arrefecimento máximo.

 

Adicionalmente, os inquiridos escolheram também o ar-condicionado WindFree™ nas categorias de “Arrefecimento Uniforme” (50%), “Minimizar Irritações Físicas” (48%) e utilizar o “Arrefecimento Automático por IA” (44%).

 

Ricardo Martins

Diretor de Negócio

Samsung Climate Solutions Espanha e Portugal