Novo estudo do Produto do Ano revela as expectativas dos consumidores para o futuro da tecnologia.
O mundo está cada vez mais ligado e dependente da tecnologia. Esta está presente em diversos formatos e situações da vida quotidiana das pessoas e já começou a moldar o futuro de vários setores, tais como a saúde, agricultura, educação, entre outros.
À medida que as tecnologias evoluem, também as preferências e necessidades dos indivíduos se vão alterando. O Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação, desenvolveu um estudo para compreender o que procuram os consumidores no futuro.
No que diz respeito aos dispositivos móveis, 43% dos inquiridos espera que no futuro exista uma maior durabilidade da bateria, 39% deseja ver melhorias na segurança e 18% quer que os telemóveis tenham integradas tecnologias emergentes, como por exemplo a realidade aumentada.
Relativamente à evolução das aplicações, 37% dos entrevistados deseja uma maior integração com dispositivos inteligentes, 34% um maior foco em privacidade e 28% uma maior personalização.
Em relação às inovações tecnológicas mais esperadas pelos consumidores nos próximos anos, 44% refere os progressos nas áreas de biotecnologia e saúde digital, 36% espera ver avanços na inteligência artificial e na aprendizagem de máquinas e 18% quer desenvolvimentos em tecnologia de realidade aumentada ou virtual.
A par disso, os inquiridos também identificaram os setores que acreditam que serão mais impactados por futuras inovações tecnológicas. A saúde e o bem-estar foram o grande destaque, sendo mencionados por 56% dos entrevistados, seguidos pelo transporte e mobilidade, bem como educação e aprendizagem, ambos com 22%. A pesquisa revelou ainda que 84% dos consumidores espera que haja uma maior valorização das práticas sustentáveis por parte das marcas.
“O mundo está em constante transformação e, todos os dias, surgem novos avanços e diversas inovações. Nesse sentido, compreender o que os consumidores desejam e esperam da tecnologia é fundamental para as marcas liderarem com inovação e responsabilidade. Este estudo revela informações que podem ajudar as empresas com o desenvolvimento das suas estratégias e demonstra a importância de reforçar o compromisso com a transparência e sustentabilidade. Para construir um futuro tecnológico que beneficie todas as pessoas, é necessário ter em consideração as expectativas e necessidades do público.” refere José Borralho, CEO da Product of the Year Portugal.
A pesquisa revela ainda os fatores que mais influenciam a decisão dos consumidores no momento de escolher os seus equipamentos tecnológicos, sendo que 43% dos inquiridos indica a inovação tecnológica como o fator mais importante, seguido pela reputação da marca (28%) e pela recomendação de amigos e família (14%).
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |