Como a IA pode revolucionar o setor da Limpeza?

Como a IA pode revolucionar o setor da Limpeza?

A Inteligência artificial (IA) tem vindo a revolucionar vários mercados e setores e os serviços de limpeza não são exceção. Neste setor, a IA pode ser aplicada no sentido de otimizar processos, melhorar a eficiência, obter uma gestão mais eficaz, reduzir custos operacionais, melhorar a satisfação do cliente e oferecer serviços mais personalizados e adaptáveis às necessidades específicas de cada cliente.

 

Alguns exemplos de como a IA pode ser aplicada na prática, neste mercado:

 

– Os algoritmos de IA podem analisar padrões de uso e tráfego para otimizar o agendamento de serviços de limpeza;

 

– É possível prever a altura ideal para fazer a manutenção, evitando falhas e minimizando o tempo de inatividade. O mesmo se pode ajudar na revisão do stock de materiais, evitando desta forma o excesso ou a escassez dos mesmos;

 

– A qualidade do ar ou outros fatores ambientais podem ser monitorizados e depois com esses dados podem ser ajustados os padrões de limpeza conforme necessário;

 

– O atendimento ao cliente pode ser feito através de um chat personalizado, que consiga dar resposta em tempo útil, agendar serviços e fornecer informações relevantes aos clientes, de forma rápida e eficiente;

 

– Algumas máquinas/robôs de limpeza equipados com determinada tecnologia, podem ser utilizados para realizar tarefas específicas de limpeza, de forma autónoma, como varrer ou lavar o chão.

 

A Jani-King, empresa especializada em serviços de limpeza comerciais e empresariais, é uma das empresas que anuncia o seu compromisso com a tecnologia e inovação.

 

Em 2023, a Jani-King desenvolveu um software/CRM de operações único no mercado. O sistema permite aos clientes verificar o estado dos serviços de limpeza nas suas instalações e ter informações em tempo real sobre os serviços prestados, bem como presenças dos colaboradores e horários de trabalho. Estes dados permitem gerir os serviços com maior eficiência e eficácia, bem como assumir o controlo da operação de limpeza.

 

Para Mário Neves, Diretor de Vendas da Jani-King, as empresas que apresentem soluções mais avançadas a nível tecnológico vão ser beneficiadas, nomeadamente, as que têm softwares para controlar e assegurar a eficiência das operações”. Esta tecnologia “permite ao cliente ter uma visão mais ampla em relação ao que se passa na área de manutenção e limpeza das suas instalações”.

 

Por outro lado, espera-se que as empresas de limpeza consigam responder, de forma ágil e ajustada à procura registada no último ano. A tendência atual dos clientes é “procurar serviços flexíveis, que não os obriguem a estar preso a contratos de longa duração e com custos cada vez mais variáveis. Assim, a capacidade de resposta rápida das empresas será uma vantagem competitiva cada vez mais relevante neste mercado”.

 

A Inteligência Artificial irá contribuir para essa mudança. “Com todas as melhorias que houve a nível de tecnologia, deverão surgir equipamentos de limpeza que permitirão uma automação das operações nunca antes vista”, adianta o representante da marca em Portugal.