Quais são as principais tendências tecnológicas para 2024?

Quais são as principais tendências tecnológicas para 2024?

O estudo da Capgemini “TechnoVision Top 5 Tech Trends to Watch in 2024” dá a conhecer quais as principais tendências tecnológicas para o ano que acabou de começar.

 

Se 2023 foi dominado pela explosão a nível mundial da inteligência artificial generativa como impulsionadora do desenvolvimento dos negócios e da sociedade, 2024 deverá ficar marcado pelo desenvolvimento de outras tecnologias que deverão alcançar igualmente elevados patamares de maturidade, contribuindo para ajudar as empresas e a sociedade a enfrentarem os mais diversos desafios.

 

“Além da IA generativa, existem muitas outras tecnologias a que deveremos estar atentos em 2024, até porque irão ser fundamentais para superarmos os desafios que enfrentam as nossas economias, comunidades e ecossistemas.  São elas: os semicondutores, a criptografia pós-quântica, as baterias e a nova era da exploração/conquista do espaço”, começa por contextualizar Pascal Brier, Chief Innovation Officer da Capgemini e Membro do Group Executive Committee.

 
IA generativa vai continuar o seu percurso

 

Depois de dominar os debates e gerar grandes expectativas durante em 2023, a IA generativa continuará a desempenhar um papel central em 2024. É experado que aumente a necessidade de modelos mais pequenos, mais competitivos, de forma a poderem ser executados em instalações mais compactas e com capacidades de tratamento mais limitadas. As novas plataformas de IA vão passar também a associar modelos de IA generativa, com informações de alta qualidade.

 

As empresas poderão aproveitar a IA generativa sem que para isso necessitem de grande conhecimento técnico através de ferramentas próprias.

Estes desenvolvimentos permitirão uma evolução que transforma as tecnologias em algo mais acessível, económico e versátil.

 
Tecnologias quânticas

 

Apesar de a IA e do Machine Learning estarem a ser cada vez mais usados na deteção de ameaças, o desenvolvimento de algoritmos resistentes à computação quântica tornou-se essencial para assegurar a privacidade e a segurança dos dados. Os avanços ao nível do poder da computação devem ser agora encarados como mecanismos de defesa digital reforçados.

O Quantum Computing Cybersecurity Preparedness Act, nos EUA, prepara-se para exigir que as organizações públicas e privadas que trabalham para o governo norte-americano migrem para a criptografia pós-quântica dentro de um ano após a publicação dos standarts Post Quantum Cryptography por parte do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST).

Este desenvolvimento, reforça o relatório da Capgemini, ajudará a redefinir os fundamentos dos standars da cibersegurança a nível mundial.

 
Semicondutores são peça-chave 

 

Os semicondutores são um pilar fundamental de transformação digital. Para 2024, as previsões apontam para que a indústria de semicondutores enfrente um período de grandes transformações.

 

Os fornecedores começam a ver-se a braços com a necessidade cada vez maior de investimento, de equipamentos de produção de chips de última geração.

Em 2024, o poder da computação continuará a aumentar através do chip stacking 3D, bem como das novas inovações na ciência dos materiais e das novas formas de litografia.

 

A aceleração da transformação digital irá despoletar uma evolução no ecossistema dos semicondutores, que levará a novas regulamentações, novos modelos de negócio e novos serviços de fundição.

 
A importância das baterias

 

A melhoria do desempenho e a redução dos custos das baterias das baterias ajudam a alcançar o objetivo de apoiar a mobilidade elétrica e acelerar o armazenamento de energia de longa duração. 

 

De acordo com o relatório, encontram-se a ser estudadas várias tecnologias no âmbito da química das baterias, como é o caso das baterias sem cobalto ou de estado sólido. Este tipo de baterias pode contribuir para uma mudança ao nível dos veículos elétricos e a redução da dependência de materiais como o lítio, o níquel, o cobalto, os minerais de terras raras e o grafite.

Assim, estes materiais podem impulsionar não só a transição energética, mas também contribuir para a luta contra as alterações climáticas.

 
Tecnologia espacial: de olhos postos no céu

 

O interesse renovado pelas tecnologias espaciais veio abrir a porta a descobertas científicas que pretendem ajudar os desafios mais críticos na Terra, entre eles os desastres climáticos, o acesso às telecomunicações, a defesa e a soberania.

A nova era espacial é apoiada por várias tecnologias, como é o caso do 5G, dos sistemas avançados de satélite, do big data e da computação quântica. Estas tecnologias deverão contribuir para acelerar a inovação e apoiar projetos tecnológicos nesta área. 

 
Para lá de 2024

 

A longo prazo, existem outras tecnologias que se estão a posicionar para dominar os próximos cinco anos, entre elas o hidrogénio com baixo teor de carbono, apontado como uma alternativa de combustível limpo; a captura de carbono, de forma a atingir os objetivos de descarbonização; e a biologia sintética, que ganha terreno na proteção da saúde pública.

 

Fonte