IA, pagamentos mobile e eurodigital: o que esperar no setor fintech em 2024

IA, pagamentos mobile e eurodigital: o que esperar no setor fintech em 2024

Rauva partilha as principais tendências que irão moldar o cenário fintech este ano
O setor fintech testemunhou, ao longo de 2023, uma consolidação de inovações que o impulsionou a novos patamares, proporcionando, tanto a consumidores como a empresas, experiências financeiras mais intuitivas e eficientes. As tecnológicas financeiras transformaram-se com a ascensão da Inteligência Artificial (IA), da blockchain e dos pagamentos instantâneos, mas também a proliferação de serviços financeiros descentralizados. As preocupações com a cibersegurança ganharam maior destaque, enquanto a regulamentação e a sustentabilidade consolidaram a maturidade deste segmento empresarial.

Navegando nesta área em constante evolução, a Rauva, a primeira super-app portuguesa para negócios, com foco em pequenas e médias empresas (PMEs), antecipa as principais tendências que definirão o setor fintech em 2024.

“Num contexto incerto como o que vivemos, uma das poucas certezas que temos é a rápida evolução do setor tecnológico. As inovações aplicadas aos serviços financeiros têm-no demonstrado, uma após outra. Para o próximo ano, contamos com a continuação de tendências que marcaram as fintech este ano, como a proliferação da utilização da IA para geração de insights e do recurso aos pagamentos mobile a nível global”, afirma Maxence Cornet, Chief Technology Officer da Rauva. “Contudo, numa escala superior à atual, devemos assistir em 2024 a uma maior preparação das tecnológicas financeiras para uma possível implementação do euro digital ainda esta década uma vez que muitos modelos de negócios serão impactados”.


Crescente uso da IA generativa
A Inteligência Artificial (IA) generativa atingiu um crescimento expressivo em 2023 e irá solidificar a sua presença na sociedade e nos negócios, com a expectativa de que, este ano, já conseguiremos testemunhar as aplicações práticas desta tecnologia. A capacidade de gerar insights personalizados, com base em grandes conjuntos de dados, torna-a valiosa para melhorar a experiência do utilizador e fornecer-lhe as informações mais relevantes. Este desenvolvimento sinaliza um futuro onde o setor fintech beneficiará significativamente da integração da IA generativa nas suas operações, transformando a forma como oferece serviços e interage com os seus clientes. Como um dos principais objetivos das tecnológicas financeiras passa por oferecer uma experiência atrativa e fácil de usar para os utilizadores, adaptada às necessidades, exigências e requisitos individuais de cada cliente, esta utilização não podia estar mais em linha com o seu âmbito e missão.

A Rauva planeia usar IA generativa em 2024 para gerar insights de negócio à medida de cada um dos seus utilizadores, mas irá mais longe ao posicionar-se como referência na oferta de conteúdo educativo aos empreendedores que procuram o crescimento dos seus negócios com esta ferramenta. Além disso, a fintech portuguesa irá implementar IA para revolucionar o setor financeiro com a criação do primeiro sistema de pontuação de crédito em Portugal e na Europa a usar metodologias de quantum machine learning cujo objetivo principal é o de conceder um empréstimo em menos de 3 minutos e atender às necessidades das PMEs frequentemente negligenciadas pelas avaliações padrão que dependem, até ao momento, de análises individuais, subjetivas e menos abrangentes.

 
Consolidação de pagamentos mobile
O surgimento dos pagamentos mobile representa um marco significativo na evolução dos setores fintech e bancário, oferecendo aos consumidores uma forma mais ágil e conveniente de gestão das suas operações. A facilidade de pagamento, a segurança, a autenticação biométrica, a integração com outros serviços financeiros e a capacidade de realizar transações sem necessidade de transportar fisicamente cartões ou dinheiro tornam esta tecnologia uma componente essencial na transformação do cenário financeiro global. Em 2024, espera-se um crescimento no uso de pagamentos mobile, inclusive em países cuja adesão inicial não foi tão significativa, tendo em conta, nomeadamente, que promove a inclusão financeira ao fornecer serviços financeiros a indivíduos e organizações em regiões carenciadas ou sem acesso a serviços bancários tradicionais.

A Rauva oferece acesso a esta ferramenta, proporcionando aos seus utilizadores a vantagem adicional de criar instantaneamente um cartão virtual quando aderem à app, permitindo o seu uso no mesmo dia da abertura da conta empresarial. Esta abordagem agiliza o processo e oferece aos empreendedores acesso rápido e eficiente aos seus benefícios.


Adesão às transferências SEPA instantâneas
Com a digitalização em curso dos serviços financeiros e a procura de soluções mais eficientes e acessíveis, as transferências SEPA (Single Euro Payments Area) instantâneas são também uma opção atrativa. Impulsionadas pela rapidez, segurança e custos baixos, estão a ganhar popularidade entre os utilizadores e as empresas, especialmente para as transações transfronteiriças. As instituições financeiras e as fintechs estão a apostar cada vez mais na disponibilização destas transferências aos seus clientes.

Através da app da Rauva, os utilizadores podem ter acesso a transferências SEPA imediatas e gratuitas. Tal demonstra o compromisso da fintech portuguesa em prestar serviços melhores, mais rápidos e mais transparentes, trabalhando para os empresários e ajudando-os a fazer crescer os seus negócios.


Adaptação a um presumível euro digital
Apesar de ainda se encontrar em fase de preparação e testagem, a implementação do euro digital tem sido objeto de inúmeros debates recentemente. O advento das moedas digitais, nomeadamente a que poderá vir a ser emitida pelo Banco Central Europeu, terá um impacto significativo nas transações financeiras e na forma como os consumidores lidam com as suas finanças pessoais. Apesar da digitalização da moeda prometer eficiência e rapidez nas transações, também levanta questões sobre a privacidade e segurança, exigindo que as fintechs adotem medidas robustas para garantir a confiança dos clientes. A adaptação ao euro digital e respetivas exigências tecnológicas e regulamentares serão cruciais para se manterem relevantes e competentes num cenário financeiro e tecnológico em constante mudança.


Com o objetivo de tornar o empreendedorismo facilmente acessível a todos, a Rauva está preparada para continuar a oferecer as melhores soluções às PMEs em Portugal, apoiando os empresários ao longo de todo o seu percurso e trabalhando continuamente para fornecer mais serviços com base no feedback dos clientes. Adaptando-se de maneira ágil às mudanças do mercado, a fintech permanece empenhada em proporcionar experiências financeiras inovadoras que impulsionam o crescimento dos negócios dos seus utilizadores em 2024.