O café afeta realmente o sono? 4 dicas de como beber café sem sacrificar o sono

O café afeta realmente o sono? 4 dicas de como beber café sem sacrificar o sono

A cultura do café na Europa

 

A Europa é responsável pelo maior consumo de café a nível global, atingindo cerca de 54% do consumo mundial de café em 2020, de acordo com a Organização Internacional do Café. Entre os países europeus, a Noruega, Finlândia, Dinamarca e Suécia destacam-se como os maiores consumidores de café.

Curiosamente, esses países estão entre os mais conhecidos por terem melhor qualidade de sono, em comparação com outros da Europa.

 

A cultura do café na Europa tem uma história rica, com os cafés (locais onde se bebem os cafés) a desempenharem um papel vital na formação do cenário político, intelectual e social do continente. Quer sejam os tradicionais cafés vienenses na Áustria ou os modernos cafés de Paris, os cafés europeus oferecem um ambiente único para que as pessoas possam desfrutar do seu café enquanto se envolvem em discussões intelectuais ou simplesmente observam outras pessoas.

 

Cada país europeu tem a sua própria maneira de apreciar o café, sendo exemplos notáveis a cultura italiana do expresso e a tradição escandinava do fika. Em Portugal, o café é um ritual diário, enquanto os países escandinavos o apreciam com um doce como parte do conceito social de fika.

 

Como é que os países que bebem mais café podem ser os que dormem melhor na Europa?

 

A ideia de que países que consomem mais café também podem ter melhor qualidade de sono pode parecer contraditória. Afinal, a cafeína é um estimulante que pode atrapalhar o sono de algumas pessoas. No entanto, a relação entre o consumo de café e a qualidade do sono é complexa e multifacetada. Embora a cafeína possa atrapalhar o sono em alguns indivíduos, outros podem desenvolver tolerância aos seus efeitos.

 

Vale a pena considerar também que os países que mais consomem café podem ter práticas ou hábitos culturais que promovam uma melhor higiene do sono. Por exemplo, os países nórdicos têm uma tradição chamada “fika”, que envolve fazer uma pausa para o café com amigos ou colegas e saborear um doce. Essa prática pode promover relaxamento e conexão social, o que pode ter um impacto positivo na qualidade do sono.

 

Mais do que isso, é possível que os países que mais consomem café tenham atitudes culturais em relação ao sono que priorizem a sua importância e qualidade. Nesses países, é mais provável que os indivíduos priorizem dormir o suficiente e se envolvam em comportamentos que promovam uma melhor higiene do sono, independentemente do consumo de cafeína.

 

4 Dicas de como beber café sem sacrificar uma boa noite de sono

 

Para combater os efeitos negativos da cafeína no sono, a especialista em sono da Emma – The Sleep Company, Theresa Schnorbach, fornece quatro dicas úteis. Devido ao impacto variável que a cafeína pode ter sobre os indivíduos, essas dicas foram elaboradas para ajudar a reduzir os seus efeitos no sono.

 

1. Beba água: a cafeína é um diurético, o que significa que pode aumentar a produção de urina e levar à desidratação. A desidratação pode contribuir para a má qualidade do sono. Para neutralizar isso, certifique-se de beber muita água ao longo do dia.

 

2. Beba café com alimentos: consumir café com alimentos pode ajudar a retardar a absorção de cafeína na corrente sanguínea, o que pode reduzir os efeitos estimulantes da cafeína. Tente combinar o seu café com um pequeno-almoço ou lanche saudável para ajudar a minimizar o impacto na qualidade do sono.

 

3. Experimente o café frio: o café frio contém menos acidez e cafeína do que o café quente normal. Isso pode torná-lo numa ótima alternativa para quem é sensível à cafeína ou tem problemas em dormir.

 

4. Tenha uma boa higiene do sono: Uma boa higiene do sono inclui estabelecer um horário de sono consistente, criar um ambiente de sono relaxante e evitar dispositivos eletrónicos antes de dormir. Ao praticar uma boa higiene do sono, pode ajudar a compensar quaisquer efeitos negativos da cafeína na qualidade do sono.

 

Emma foi eleita Produto do Ano 2023, a mais inovadora em 5 produtos: “Almofada Diamond Emma“, “Edredon Emma“, “Roupa De Cama Emma“, “Sommier Emma“, “Topper Diamond Degree Emma