“O Betão Verdi Zero pode ajudar a promover um comportamento mais ambientalmente responsável por parte dos cidadãos” – SECIL

“O Betão Verdi Zero pode ajudar a promover um comportamento mais ambientalmente responsável por parte dos cidadãos” – SECIL

Betão Verdi Zero foi eleito pelos consumidores o Produto do Ano 2023. Porquê?

 

O Betão Verdi Zero é o primeiro betão neutro em carbono de Portugal, tendo sido integralmente desenvolvido pela SECIL. É um produto único no nosso mercado, que teve como base uma inovação ao nível do desenvolvimento de produto, complementando medidas internas de eficiência e de utilização de energia renovável, garantindo, logo desde o início, uma importante redução de emissões de CO2. Na sua composição foram utilizadas matérias-primas que promovem a economia circular, através da incorporação de resíduos reciclados, pressupondo uma menor utilização de recursos naturais. Este produto é certificado como neutro em carbono, graças à combinação da redução do impacto climático ao longo do ciclo de vida e à compensação das emissões residuais, através de um programa de compensação de carbono certificado pela Climate Impact Partners, tendo sido atribuído o selo de CarbonNeutral® Product.

 

De que forma o Betão Verdi Zero facilita o dia-a-dia do consumidor?

 

O Betão Verdi Zero pode ajudar a promover um comportamento mais ambientalmente responsável por parte dos cidadãos, nomeadamente na utilização do betão com cinzas volantes, que promove a economia circular, através da reutilização das mesmas, que se encontravam em aterro. Ao substituir o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização num processo integrado, a economia circular passa a ser vista como um elemento-chave junto da sociedade para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos. As atuais tendências de aumento populacional, crescimento da procura e consequente pressão nos recursos naturais têm vindo assim a sublinhar a necessidade de as sociedades modernas avançarem para um paradigma mais sustentável, uma economia mais ‘verde’ que assegure o desenvolvimento económico e a melhoria das condições de vida e de emprego.

 

Sinónimos de Inovação?

 

A definição de inovação tornou-se mais ampla nos últimos anos, abrangendo não só novas tecnologias e produtos, mas também novos modelos de negócios, processos e estratégias. A inovação é uma importante alavanca não só de venda, mas sobretudo em todo o espectro organizacional, especialmente num mundo cada vez mais competitivo e em constante mudança. As empresas que trazem soluções inovadoras para o mercado destacam-se da concorrência, conseguindo assim antecipar e cumprir as necessidades dos consumidores cada vez mais exigentes.

 

O Betão Verdi Zero pode ser utilizado em quaisquer elementos estruturais?

 

O Betão Verdi Zero pode ser utilizado em quaisquer elementos estruturais em obras novas ou reabilitação. É disponibilizado no formato pronto, sendo entregue diretamente na obra. Atualmente encontra-se disponível em diversas centrais de betão a nível nacional, sendo que em breve deverá ser alargado à totalidade das mesmas, consoante as necessidades do mercado. 

 

Rita Marques Caninha

Gestora de Produto

SECIL