“Macieira Cream traz a sabedoria de uma marca centenária que decidiu explorar um segmento novo”

“Macieira Cream traz a sabedoria de uma marca centenária que decidiu explorar um segmento novo”

1. A definição de inovação é hoje mais lata face a um passado recente? A inovação ainda é uma importante alavanca de venda?

 

Atualmente, é mais desafiante para as marcas inovar, em especial no setor das bebidas. Primeiro, por cada vez existirem mais referências no mercado, segundo, porque o ritmo das inovações é mais acelerado que nunca. No entanto, a inovação continua a ser uma alavanca muito relevante na relação que se estabelece entre as marcas e o seu consumidor, por um lado porque podem e devem ir ao encontro das necessidades de consumo, por outro porque possibilitam dar a conhecer novos produtos e novas formas de consumo que podem aportar não só valor acrescentado à experiência do consumidor, mas também contribuem para o negócio das marcas. 

 

2. Os consumidores portugueses gostam de experimentar novos produtos e são abertos à inovação ou, pelo contrário, preferem produtos que já conhecem e que são, para si, valores seguros?

 

O consumidor português gosta de experimentar novos produtos e referências, mas é fiel àqueles produtos que já sabe que gosta e que já incorporou na sua rotina de compras. Quer isto dizer que, ou apresentamos um produto de qualidade, com uma diferenciação clara face ao que existe no mercado, ou então, não conseguimos ter espaço para incorporar estas inovações na vida do consumidor.

 

Com Macieira Cream, e os resultados de vendas que apresentamos até à data, muito embora seja cedo para tirar conclusões, conseguimos perceber de forma clara que o consumidor reconhece a qualidade, e diferenciação, que este produto veio trazer à categoria de licores cremosos. 

 

3. O que traz de novo ao mercado o vosso produto que agora ganhou o prémio Produto do Ano?

 

Macieira Cream traz a sabedoria de uma marca centenária que decidiu explorar um segmento novo e dar um toque de modernismo à categoria de licores cremosos. Tal como Sara Paixão, a fadista que dá vida a este lançamento, Macieira Cream mostra que A História Acabou de Começar, seja a história de Macieira Cream, que inicia um novo percurso no segmento dos licores, seja da marca Macieira, que mostra a sua inquietação e desejo de corresponder às necessidades do consumidor.

 

Em termos de produto, Macieira Cream também se diferencia por ter como base a aguardente vínica de Macieira Royal Spirit, que com a adição de cacau, caramelo e café resulta num perfil aromático intenso e adocicado.

 

4. Como é que o mesmo se apresenta/posiciona no seio do vosso portfólio e face aos concorrentes diretos no mercado? Qual a sua proposta de valor?

 

Macieira Cream abre as portas da marca ao segmento dos licores, demonstrando a sua capacidade de adaptação aos novos tempos. O segmento dos licores é, por norma, um segmento envelhecido, voltado para um target maduro que já se inseriu neste segmento há algum tempo e, nesse sentido, Macieira Cream vem mostrar que existe espaço para expandir o consumidor desta categoria, estendendo-o a camadas mais jovens.  Essa é a nossa grande proposta de valor, dar a conhecer uma fórmula nova dentro da categoria dos licores, que tem por base aguardente vínica de Macieira Royal Spirit, com notas de cacau, caramelo e café. Um produto ideal para o consumo após refeição, que pretende fazer parte da história dos portugueses e ser uma referência no mercado nacional e, numa segunda fase, internacional.

 

O grande volume de vendas, que levou a roturas de stock na época do Natal, em vários pontos de venda, fez-nos ter a certeza de que estávamos a apresentar um produto que vai ao encontro das preferências do consumidor de licorosos e dos novos consumidores, comprovando que, com a qualidade de sempre, aliada à inovação, Macieira volta a apesentar uma fórmula de sucesso.

 

Ricardo André

Group Brand Manager

 

Macieira Cream foi eleito Produto do Ano 2023 na categoria “Licores