Qual é o segredo do Pão dos supermercados Dia?

Qual é o segredo do Pão dos supermercados Dia?

O pão é um alimento que faz parte da história da humanidade há milhares de anos. A sua origem remonta aos primórdios da agricultura, quando o homem descobriu que poderia moer grãos e transformá-los numa massa que, ao ser assada, se tornava um alimento saboroso e nutritivo.

 

A fascinante história do pão

 

O pão é um alimento essencial em diversas culturas de todo o mundo. A sua história é marcada por inovações e transformações ao longo dos séculos. Desde a descoberta do processo de fermentação até a industrialização da produção, o pão tem desempenhado um papel fundamental na alimentação humana.

 

A história do pão remonta à pré-história, quando o homem começou a cultivar grãos e a moê-los para obter uma farinha. Os primeiros pães eram feitos de forma rudimentar, misturando a farinha com água e cozendo em pedras quentes. Essa descoberta revolucionou a alimentação humana, fornecendo uma fonte de energia duradoura e fácil de transportar.

 

Na antiga Mesopotâmia, por volta do ano 3000 a.C., já existiam padarias especializadas na produção de pães. Os egípcios também eram conhecidos pela sua habilidade na fabricação de pães, utilizando diferentes tipos de grãos e técnicas de fermentação.

 

A evolução

 

Com o passar do tempo, o homem descobriu que a fermentação era essencial para a produção de pães mais leves e saborosos. A levedura, um organismo microscópico, foi identificada como o agente responsável por esse processo. A partir desse momento, o pão ganhou novas formas e texturas.

 

Na Idade Média, os monges europeus aperfeiçoaram a técnica de fermentação, utilizando leveduras naturais presentes no ambiente. Essa descoberta permitiu a produção de pães mais macios e volumosos, tornando-se um alimento ainda mais popular.

 

A industrialização

 

Com a Revolução Industrial, no século XVIII, a produção de pães passou por uma grande transformação. A introdução de máquinas e processos automatizados permitiu a fabricação em larga escala, tornando o pão mais acessível e disponível para a população em geral.

 

No século XIX, a invenção da máquina de amassar e da prensa hidráulica revolucionou a indústria do pão. Essas inovações permitiram a produção em massa, padronizando o produto e reduzindo custos.

 

A história do pão é uma jornada fascinante que acompanha a evolução da humanidade. Desde as suas origens rudimentares até a industrialização, o pão tem sido um alimento essencial para a sobrevivência e o desenvolvimento das sociedades. Hoje, ele continua a ser um símbolo de união e nutrição.

 

O reconhecimento

 

No sentido de eleger o pão que se destacou pelo seu carácter inovador – Produto do Ano 2023 –, foi realizado um estudo conjunto Netquest/CINT/Netsonda que teve como base 5320 entrevistas online a consumidores com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos.

 

Seguindo um método de avaliação criterioso, com base em três indicadores – Atratividade, Inovação e Intenção de Compra – e com diversos parâmetros de caracterização, os inquiridos escolheram o Pão de Espelta e o Pão de Curcuma  Dia na categoria “Pão” atribuindo-lhes a classificação final de 6,8 pontos numa escala de 0 a 10.

 

Dos inquiridos neste estudo, 23% viram ou consumiram estes pães do Dia e tomaram conhecimento dos mesmos em loja (36%) ou num folheto (22%).

 

O número de consumidores que gostam de produtos com “uma boa relação qualidade-preço” (72%) e “mais naturais” (18%) é maioritariamente responsável por o Pão de Espelta e o Pão de Curcuma do Dia terem arrecadado 6,9 pontos quanto à Atratividade. A classificação no indicador Inovação alcançou 6,6 pontos, o que se deve em boa medida a 34% dos inquiridos afirmarem que “a inovação o diferencia dos concorrentes”. A Intenção de Compra, também com um resultado de 6,6 pontos, foi o reflexo, entre outras razões, de 32% dos consumidores gostarem de produtos que “melhorem a saúde”.

 

Por fim, o Grau de Satisfação de quem viu ou consumiu estes pães – 6,9 pontos – excedeu a Expectativa – 6,3 pontos –, batendo assim a concorrência.

 

Duas delícias saudáveis

 

Pão de espelta, mel e sementes. A presença da espelta, cereal rico em fibras, vitaminas do complexe B, magnésio e ferro, mais nutritivo e fácil de digerir do que o trigo comum, permite acelerar o metabolismo, proporciona a regularização dos níveis de glicemia e reforça o sistema imunitário. Este cereal também ajuda no controlo do colesterol (LDL) e promove a saúde cardiovascular. 

 

Pão de curcuma, mel e trigo sarraceno. Pão que se destaca pela presença da curcuma, com a sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória natural  devida ao seu composto ativo – a curcumina –, e do trigo sarraceno que contém elevadas quantidades de lisina, aminoácido importante para a saúde da pele, dos tecidos e do sistema imunitário.  

 

Ao incluir a espelta, a curcuma e o trigo sarraceno na alimentação estamos a proporcionar ao nosso organismo uma série de benefícios para a saúde.

Então, que tal ingerir estes poderosos aliados no nosso pão de todo o Dia?

 

Pão de Espelta e Pão de Curcuma Dia foi eleito Produto do Ano 2023 na categoria “Pão