Produtos Inovadores são a escolha de mais de metade dos portugueses

Produtos Inovadores são a escolha de mais de metade dos portugueses

Os consumidores procuram cada vez mais produtos inovadores, uns porque preferem produtos mais sustentáveis, outros mais tecnológicos, mas que todos tenham a principal função de facilitar o seu dia-a-dia. Já na saúde, a inovação também caminha a passos largos para oferecer aos consumidores confiança, conforto e acima de tudo bem-estar.

 

O mais recente estudo sobre inovação no âmbito do Produto do Ano, em colaboração com a Netsonda junto de cerca de 6.000 consumidores, é bastante esclarecedor: os portugueses adoram inovação:

  • 89% gosta de experimentar novos produtos;
  • 81% pagaria mais por um produto novo que o satisfaça;
  • 63% pagaria mais por um produto que é mais inovador do que aquele que geralmente compra.

 

A inovação é essencial para todo o desenvolvimento, seja económico ou social, levando-nos assim a assumir uma cultura de inovação como solução para nos distinguirmos no mercado.

 

Vivemos numa época de competitividade extasiante, os consumidores são cada vez mais camaleónicos e a tecnologia predomina com novas soluções diárias, gerando inúmeras tendências distintas.

 

No entanto, a inovação não tem necessariamente ser associada à tecnologia ou a novos produtos e serviços.

 

A inovação para o sucesso, não é mais que a capacidade de sairmos da nossa zona de conforto e procurar os meios para tornarmos o “negócio” mais competitivo e rentável ou, mesmo até, a nossa vida melhor. O importante é que a inovação seja reconhecida pelos consumidores.

 

E é este o papel do Produto do Ano. O facto de que, ao longo do ano mais de 3.500 consumidores testarem e avaliarem produtos e serviços aufere um conhecimento ímpar sobre os mesmos. Porque são avaliações neutras e independentes, de consumidores que efetivamente testaram os produtos. São informações essenciais para as empresas proprietárias das marcas, não só para o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação, mas, também, para o desenvolvimento de novos produtos (ou de aprimoramento dos atuais). E a prova é que os dados mostram que 79% dos Produto do Ano dos últimos cinco anos ainda se mantém nos lineares.

 

Mas como tudo funciona? Como são selecionados os Produto do Ano?

 

Os consumidores selecionados e representativos da população portuguesa avaliam os produtos e serviços em diversas categorias. Desde a inovação percebida, à atratividade, a intenção de compra até ao teste em si. O objetivo é ter o máximo de dados recolhidos. O produto com a nota ponderada mais elevada (na sua categoria) é eleito como o Produto do Ano. Na prática funciona como uma espécie de selo que certifica a opinião dos consumidores. Um “selo” que as marcas vencedoras podem (e devem) usar não só na comunicação, mas também no próprio produto – diga-se nos rótulos, como forma de se diferenciarem da concorrência.

 

Uma das categorias analisadas e que mais impacto e importância traz na vida das pessoas é a Saúde e Bem-Estar. E onde produtos aparentemente tão simples como uma pulseira repelente biodegradável pode fazer a diferença.

 

Segundo dados do estudo, 86% dos consumidores afirmam que os produtos de origem natural têm maior qualidade face aos outros e 87% considera que estes produtos apresentam mais vantagens para a sua pele.

 

Este ano, por exemplo, foram selecionados nove produtos na vertente da Saúde e Bem-Estar: Tratamento Capilar, Higiene Feminina, Repelentes, Protetores Solares, Produtos Cosméticos Naturais, Alívio de Cólicas, Prevenção de Piolhos, Probióticos e Suplementos.

 

Na decisão da escolha e da inovação estive, por exemplo, no caso do Nizoral Expert Champô Diário o facto de ser dotado de uma tecnologia à base de ingredientes naturais que ajuda a regular o crescimento de fungos causadores de caspa, enquanto Hedrin Once Spray Gel asfixia e elimina piolhos e lêndeas apenas com uma aplicação.

 

Já na Gama de Cuidados Solares Wells é composta por 6 produtos com propriedades vegan, indicado para peles sensíveis para toda a família e aprovado por dermatologistas. Para as peles mais maduras, a Queen Bee da Apivita apresenta-se com ingredientes naturais derivados das abelhas que permite o rejuvenescimento e antienvelhecimento absoluto, levando à pele uma transformação real.

 

Numa vertente mais relacionada com a saúde, a Enna Higiene&Go Spray está indicada para a higiene íntima especialmente para quem está longe de casa, composta por 93,2% de ingredientes naturais com propriedades antimicrobianas que ajudam a evitar infeções graças à lavanda.

 

Já os Probióticos Symbiosis foram cientificamente desenvolvidos para aproveitar o potencial inexplorado do intestino. É composta por ingredientes cientificamente testados dando resposta a diferentes áreas: sistema digestivo, imunidade, equilíbrio urinário e perda de peso.

 

No entanto para alívio de cólicas, gases ou barriga inchada, os consumidores elegeram o produto mais inovador: Aero-OM.

 

Nos suplementos, a Nestlé NANCARE® Vitamina D  sobre a ingestão diária recomendada de vitamina D. Esta é necessária para o crescimento e desenvolvimento normais dos ossos e contribui para o funcionamento normal do sistema imunitário das crianças.

 

E pulseiras repelentes biodegradáveis? Verdade, a ZTOP desenvolveu pulseiras sem efeitos secundários que podem ser utilizadas por toda a família a partir dos 6 meses de idade, para além de serem biodegradáveis, protegendo os oceanos e corais.

 

E são todos os fatores considerados como inovadores pelos consumidores que fazem a diferença. Não só na atribuição do reconhecimento, mas, também, na comunicação e no linear.

 

Tem um Produto Inovador? De que está à espera para ser o Produto do Ano 2024?

Inscreva-o em www.produtodoano-pt.com