Como prevenir ciberataques?

Como prevenir ciberataques?

Os ciberataques têm vindo a aumentar em Portugal, segundo um relatório da PwC em 2020, 85% das empresas portuguesas reportaram ter sofrido pelos menos um incidente de segurança cibernética nos últimos 12 meses, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Já em 2021, o Centro Nacional de Cibersegurança identificou 1347 incidentes em 2020, um aumento de 79%!

 

Entre os tipos de ciberataques mais comuns em Portugal estão o phishing, o ransomware e os ataques de navegação de serviço “DDOS”. Estes ataques podem causar danos financeiros significativos e comprometer a privacidade e a segurança dos dados dos utilizadores.

 

Para se protegerem contra estes riscos, as empresas portuguesas têm investido cada vez mais em soluções de segurança cibernética, como firewalls, antivírus, sistemas de deteção de intrusão e sistemas de autenticação multifator.

Os utilizadores também podem prevenir ciberataques com soluções de proteção da internet.

 

O Navegação Segura da NOS é o sistema de internet mais inovador do mercado, considerado pelos consumidores e eleito Produto do Ano 2023.

 

Esta solução de proteção durante a navegação na internet, distingue-se por não haver necessidade de instalar uma app ou software nos equipamentos e por bloquear automaticamente o acesso a sites que estão sinalizados como maliciosos, evitando que os clientes e toda a família sejam vítimas de ataques e, por consequência, lhes seja roubada informação confidencial ou tenham os seus equipamentos infetados.

 

Para além de que a NOS é o único operador que protege os clientes de ameaças tanto na rede fixa como na rede móvel.

 

No estudo realizado que teve como suporte cerca de 5500 entrevistas online a consumidores com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, foi atribuído 5.9 valores ao Navegação Segura da NOS (escala de 0 a 10).

 

Para a eleição do Produto do Anoa avaliação está assente em três pilares: Inovação, Atratividade e Intenção de Compra.

 

Desta forma, os consumidores atribuíram as seguintes pontuações (numa escala de 0 a 10) para o Navegação Segura da NOS5.9 valores pela sua Atratividade, 53% afirma que gosta de produtos que sejam eficazes na sua função principal. A Inovação deste produto alcançou, 6.3 valores, pois 57% está disposto a pagar mais por um produto que é mais inovador do que aquele que geralmente compra.

 

Para a Intenção de Compra do produto, os consumidores atribuíram 5.4 valores52% sente-se motivado a comprar um produto com o selo “Produto do Ano”.

 

Neste estudo, os consumidores antes de experimentarem o Navegação Segura da NOS que tinham uma Expectativa de 5.8 valores e após a experiência, atribuíram exatamente o mesmo valor na Satisfação com este produto, 5.8 valores.