Xiaomi cancelou a MIUI 14.5 por esta excelente razão!
A fabricante chinesa liderada por Lei Jun quer acelerar a implementação e adaptação do mais recente Android 14 da Google. Para tal, o desenvolvimento da versão incremental da sua interface, baseada ainda no Android 13 foi cancelada, mas não sem o devido cuidado.
A Xiaomi quer trazer o quanto antes a versão mais recente do sistema operativo da Google para os seus smartphones Android. Para tal, estará já a desenvolver a MIUI 15 como próxima grande atualização, incorporando aí alguns dos princípios já alinhados para a MIUI 14.5.
MIUI 14.5 foi cancelada pela Xiaomi em detrimento da MIUI 15
Querendo acelerar a adaptação do Android 14 pela sua equipa técnica, a Xiaomi terá rasurado os planos para finalizar e distribuir uma versão incremental da sua skin para os telemóveis. Esta será a principal ratio para ter cancelado a versão em questão da interface.
Tendo a Google apresentado formalmente o Android 14 durante a última conferência Google I/O 2023, toda a ênfase e energia da empresa estará agora focada na sua adoção. Como tal, e mantendo o trabalho prévio desenvolvido para a MIUI 14.5, a fabricante chinesa trará esses ensinamentos para a MIUI 15.
Por outras palavras, teremos muito do know how adquirido nos últimos meses pela marca a chegar eventualmente com a versão 15 da sua interface. Mesmo que a versão 14.5 tenha sido cancelada, certos princípios e prioridades serão mantidas nesta interface.
1. Uniformizar o desenvolvimento da MIUI
Em primeiro lugar, na lista de motivos para o cancelamento da MIUI 14.5 temos a necessidade de consolidação de recursos no desenvolvimento de novas versões. Assim, toda a equipa se focará agora na MIUI, dedicando mais recursos e tempo à nova UI.
2. Melhorar a experiência de utilização
Ao “saltar” a MIUI 14.5 a fabricante manterá as lições aprendidas com o feedback dos utilizadores da MIUI 14. Assim, apesar de não termos uma versão incremental, teremos melhorias na experiência de utilização que também chegariam à versão 14.5.
Além disso, ao basear-se no Android 14 da Google a Xiaomi terá mais latitude para implementar as melhorias que almeja, sobretudo na fluidez das animações, capacidade de personalização e na melhoria geral da qualidade de utilização dos seus dispositivos.
3. Prioridade para a compatibilidade do Android 14
O Android 14 é uma das maiores atualizações do sistema operativo dos últimos anos. Como tal, a Xiaomi reconhece a importância de entregar uma compatibilidade plena dos dispositivos móveis que recebam esta atualização, para que nenhum aspeto fique por cuidar.
Por outras palavras, a Xiaomi quer assegurar-se da total compatibilidade dos seus telemóveis e tablets com esta versão. Desse modo poderá também maximizar a qualidade da sua MIUI e garantir que todas as funções funcionam em pleno.
Em suma, com alguns modelos ainda a receber a MIUI 14, a concentração de esforços no desenvolvimento da MIUI 15 afigura-se como uma decisão acertada. Sobretudo se tal versão trouxer efetivas melhorias para o utilizador Xiaomi.
Editores 4gnews recomendam:
Samsung Galaxy Watch 6: já são conhecidos os preços para a Europa
Samsung lançará a One UI 6 baseada no Android 14 para estes smartphones
Samsung: estas vão ser as novidades apresentadas no próximo evento Unpacked