Nos dias atuais, a inovação é essencial para garantir o sucesso das empresas. Ela pode ser impulsionada pelo neuromarketing, que é a aplicação de técnicas de neurociência no marketing. Quando usado estrategicamente, o neuromarketing pode levar a melhores produtos, serviços e experiências para os consumidores.
Diariamente, todos somos confrontados com a necessidade de tomar decisões de diversa ordem. Sabendo que os consumidores são emocionais, podem utilizar-se metodologias de pesquisa de marketing em neurociência para prever, medir e influenciar reações e perceções emocionais não conscientes.
O neuromarketing é a técnica de marketing que utiliza conhecimentos da neurociência para entender o comportamento do consumidor e criar estratégias de venda mais eficientes. A ideia é entender como o cérebro humano funciona e como ele responde a estímulos externos, como anúncios e produtos.
Para isso, são utilizadas técnicas como a ressonância magnética funcional (fMRI), a eletroencefalografia (EEG) e a steady state topography (SST) que permitem medir a atividade cerebral em tempo real. Com essas técnicas, é possível identificar quais as áreas do cérebro que são ativadas em resposta a determinados estímulos, como cores, imagens e palavras.
Com base nessas informações, os profissionais de marketing podem criar estratégias mais eficientes, como a escolha de cores e imagens que ativem áreas do cérebro relacionadas ao prazer e à satisfação. Além disso, é possível criar campanhas publicitárias mais direcionadas, que atinjam o público-alvo de forma mais eficiente.
O neuromarketing pode ajudar as empresas a entender melhor as necessidades e os desejos dos consumidores, permitindo que elas criem produtos e serviços que atendam a essas necessidades de forma mais efetiva. Pode impulsionar a inovação nas empresas, sendo usado em várias etapas, desde a identificação de oportunidades até ao teste de novos produtos.
Grandes empresas como a Coca-Cola, a Google ou a Nestlé, para citar apenas três exemplos bem conhecidos, há anos que utilizam o neuromarketing como ferramenta de inovação. Para desenvolver novos (e/ou antigos) produtos que se conectem melhor com os seus consumidores atendendo aos seus desejos e necessidades, para analisar a eficácia dos seus anúncios, etc.
O neuromarketing ainda é uma área em desenvolvimento, e muitos avanços tecnológicos ainda estão por vir.
Ainda há muita desconfiança em relação à ética do uso do neuromarketing, especialmente em relação à privacidade dos dados dos consumidores.
Também há oportunidades para empresas pensarem fora da caixa ao utilizar dados e informações gerados pelas técnicas de neuromarketing para desenvolver soluções inovadoras.
O uso estratégico do neuromarketing pode levar a uma inovação mais efetiva e personalizada, no entanto, é importante lembrar que não é uma técnica infalível e não deve ser utilizada de forma manipulativa. É necessário respeitar a ética e a integridade do consumidor, oferecendo produtos e serviços de qualidade e que atendam às suas necessidades reais.
Nos últimos dez anos, Portugal tem vindo a recuperar do atraso neste campo e a investir seletivamente nas áreas em que o neuromarketing pode dar um contributo para a eficiência da comunicação, do reforço de marcas e de marketing mais eficaz. Nesse sentido, já são muitas as universidades e politécnicos que disponibilizam cursos avançados e pós-graduações em Neuromarketing.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |