A maioria dos colaboradores prefere trabalho híbrido ou presencial?

A maioria dos colaboradores prefere trabalho híbrido ou presencial?

“Condição do que resulta da junção de coisas diferentes …” in Infopédia. Vocábulo que ultrapassou a sua vocação gramatical para se infiltrar no léxico laboral. 

 

Trabalho híbrido. O que é?

 

O regime de trabalho híbrido combina as duas principais modalidades de trabalho: remoto e presencial.

 

Os constantes desafios a que as empresas foram sujeitas durante a pandemia de covid-19 obrigaram os seus gestores a adotar diferentes formas de trabalho, nomeadamente, o híbrido. Agora que a sociedade regressa à normalidade, as empresas voltam a “entreabrir” as portas aos seus colaboradores, isto porque as vantagens do trabalho híbrido não deixaram de ser tendência.

 

Passar mais tempo em casa durante a pandemia gerou uma mudança de paradigma na forma como as empresas funcionam, de modo especial aquelas que trabalham essencialmente no digital, e também na forma como as pessoas percecionam o trabalho.

 

Num regime híbrido, um trabalhador não precisa de estar presente nas instalações da entidade empregadora todos os dias, podendo trabalhar a partir de casa, ou de qualquer outro local, durante parte da semana ou do mês.

 

O que dizem as estatísticas 

 

O regime híbrido parece ser a solução perfeita para o equilíbrio que deve existir entre trabalho e vida pessoal. Mas o que acham as pessoas? E as empresas? 

 

Segundo um relatório divulgado pela Accenture, a maior empresa de consultoria de gestão do mundo, o trabalho híbrido é a preferência de 83%  dos trabalhadores. 

 

Ainda segundo o estudo feito pela multinacional, a Geração Z (os que nasceram entre 1990 e 2010, ou seja, durante o advento da internet)  é paradoxalmente a que mais procura trabalho presencial. Mais de 74% dos inquiridos que se encaixam na Geração Z preferem interagir com os colegas cara a cara.

 

As empresas também mostram abertura ao regime híbrido. Segundo um inquérito levado a cabo pela salary.com, entidade de sondagens e análise de mercados, 51% dos empregadores estão abertos à possibilidade do regime híbrido, com apenas 5% a considerarem a hipótese de uma modalidade de trabalho 100% remota.

 

Olhando para as estatísticas, parece claro que o trabalho híbrido reúne vários adeptos. 

 

Vantagens 

 

Importa perceber então os reais benefícios desta modalidade de trabalho.

 

Resumindo: maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; menos custos para as empresas; maior otimização do tempo; maior satisfação dos colaboradores. 

 

Desvantagens 

 

E como em tudo, não há só benefícios numa forma de trabalhar. Vejamos apenas três dessas desvantagens do trabalho híbrido: necessidade de maior segurança nos dados internos; falta de comunicação interna e interações mais impessoais. Felizmente, as tecnologias podem ajudar e muito a ultrapassar estes obstáculos.

 

Implementação

 

Apesar de o contrato de trabalho híbrido ainda não ter um enquadramento legal no Código do Trabalho, ao contrário do teletrabalho, existem já muitas empresas em Portugal que estão a implementá-lo ou que tencionam fazê-lo.

 

Porém, existem algumas questões às quais as empresas devem estar atentas, caso queiram garantir que as suas equipas se mantêm organizadas, motivadas e produtivas, mesmo a trabalhar à distância: fornecer ferramentas de organização e comunicação, assim como o material de trabalho adequado; promover momentos de convívio em equipa e não descurar a saúde mental dos colaboradores.

 

Nada voltará a ser como dantes no universo laboral, isso é desde já uma certeza.