Investimento em IA cresce 27% em 2022 na Europa

Investimento em IA cresce 27% em 2022 na Europa

Os gastos europeus em sistemas de IA deverão ultrapassar os 25,4 mil milhões de dólares em 2022 (mais 27,8% face a 2021) para mais de 72,9 mil milhões de dólares em 2026. Os dados são do Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide da IDC, e refletem, ainda, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) para o período compreendido entre 2021 e 2026 de 29,6%. A Alemanha, Espanha e o Reino Unido – os mercados que mais crescem na Europa – vão impulsionar o crescimento este ano, afirma a IDC. 

 

Os especialistas acreditam que o mercado da IA é mais resiliente aos acontecimentos macroeconómicos atuais do que outras tecnologias, pelo que as tecnologias e software da IA estão a ajudar as empresas a construir eficiência através da automação e a contribuir para um ambiente operacional mais seguro.

 

A IA é um investimento estratégico para empresas europeias que se concentram em soluções de produtividade e automação e procuram novas formas de entregar valor ao negócio”, afirma Carla La Croce, research manager da IDC Itália.

Além disso, a União Europeia está a desempenhar um papel fundamental no reforço da investigação e da capacidade industrial em torno da IA, com a Comissão Europeia e os Estados-membros a trabalharem em conjunto em políticas e investimentos que alavancarão a Recovery and Resilience Facility”, acrescenta.

 

As tecnologias de software estão a impulsionar os gastos em IA na Europa, com as aplicações de IA a representarem a maior fatia até 2023 – mais focadas na inovação a longo prazo e nos casos de utilização de produtos/serviços. Adicionalmente, os analistas afirmam que as plataformas de IA vão ganhar força a partir de 2023 – a categoria de crescimento mais rápido, que inclui software de ciclo de vida de IA, serviços de software de IA e software de intelligent knowledge discovery.

 

A banca, a manufatura e o retalho serão os setores que mais vão gastar em soluções de IA no período 2021-2026, representando quase metade dos gastos totais. Já os serviços profissionais, a saúde e os seguros terão o crescimento mais rápido a longo prazo. A banca deverá investir na análise e investigação de fraudes, juntamente com o aumento do sistema de inteligência e prevenção de ameaças, dado o aumento dos riscos de cibersegurança. 

 

Por seu lado, a indústria transformadora centrar-se-á na manutenção, investindo em automated preventative maintenance, investigação de gestão de qualidade e sistemas de recomendação. Finalmente, o retalho centrar-se-á no cliente e na automação, investindo em fazer crescer os agentes de atendimento ao cliente, bem como recomendação e aumento de processo de vendas, e inovação e automação de negócios inteligentes.

 

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