Os gastos europeus em sistemas de IA deverão ultrapassar os 25,4 mil milhões de dólares em 2022 (mais 27,8% face a 2021) para mais de 72,9 mil milhões de dólares em 2026. Os dados são do Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide da IDC, e refletem, ainda, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) para o período compreendido entre 2021 e 2026 de 29,6%. A Alemanha, Espanha e o Reino Unido – os mercados que mais crescem na Europa – vão impulsionar o crescimento este ano, afirma a IDC.
Os especialistas acreditam que o mercado da IA é mais resiliente aos acontecimentos macroeconómicos atuais do que outras tecnologias, pelo que as tecnologias e software da IA estão a ajudar as empresas a construir eficiência através da automação e a contribuir para um ambiente operacional mais seguro.
“A IA é um investimento estratégico para empresas europeias que se concentram em soluções de produtividade e automação e procuram novas formas de entregar valor ao negócio”, afirma Carla La Croce, research manager da IDC Itália.
“Além disso, a União Europeia está a desempenhar um papel fundamental no reforço da investigação e da capacidade industrial em torno da IA, com a Comissão Europeia e os Estados-membros a trabalharem em conjunto em políticas e investimentos que alavancarão a Recovery and Resilience Facility”, acrescenta.
As tecnologias de software estão a impulsionar os gastos em IA na Europa, com as aplicações de IA a representarem a maior fatia até 2023 – mais focadas na inovação a longo prazo e nos casos de utilização de produtos/serviços. Adicionalmente, os analistas afirmam que as plataformas de IA vão ganhar força a partir de 2023 – a categoria de crescimento mais rápido, que inclui software de ciclo de vida de IA, serviços de software de IA e software de intelligent knowledge discovery.
A banca, a manufatura e o retalho serão os setores que mais vão gastar em soluções de IA no período 2021-2026, representando quase metade dos gastos totais. Já os serviços profissionais, a saúde e os seguros terão o crescimento mais rápido a longo prazo. A banca deverá investir na análise e investigação de fraudes, juntamente com o aumento do sistema de inteligência e prevenção de ameaças, dado o aumento dos riscos de cibersegurança.
Por seu lado, a indústria transformadora centrar-se-á na manutenção, investindo em automated preventative maintenance, investigação de gestão de qualidade e sistemas de recomendação. Finalmente, o retalho centrar-se-á no cliente e na automação, investindo em fazer crescer os agentes de atendimento ao cliente, bem como recomendação e aumento de processo de vendas, e inovação e automação de negócios inteligentes.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |