O impacto da tecnologia 5G no setor da energia

O impacto da tecnologia 5G no setor da energia

Atualmente vivemos num mundo interconectado e em constante desenvolvimento tecnológico. Precisamente graças a esse desenvolvimento constante, surgiram todos os tipos de instrumentos e elementos inteligentes no setor de energia, que por sua vez perdem a sua utilidade por precisarem de uma conexão ou internet rápida. Nesse sentido, a tecnologia 5G chegou para resolver estes tipos de problemas e, assim, conseguir superar as barreiras da conectividade.

 

Neste artigo, a Selectra Portugal em parceria com a E-newvation, apresenta algumas das vantagens e impactos da tecnologia 5G no setor energético.

 

A tecnologia 5G baseia-se num banco de dados muito grande que permite que mais informações sejam transmitidas, mais especificamente até 10 GB por segundo. Tem uma maior disponibilidade e maior cobertura. Permite ainda que mais dispositivos possam ser conectados por unidade de área e tem uma maior duração da bateria em dispositivos de baixa potência.

 

Áreas dentro da energia beneficiadas pela 5G

 

Este tipo de tecnologia tem um plano ambicioso para o futuro: conseguir uma conexão imediata reduzindo a latência e ampliando a velocidade da ligação da internet até 10Gbps. Atualmente não podemos conduzir um veículo inteligente devido à atual latência e congestionamento que existe na rede, mas com a tecnologia 5G, já se pode informar melhor o utilizador com mais precisão. Uma inovação que não apenas melhora a conectividade entre as pessoas, mas também leva a um avanço mais profundo:

 

A maior quantidade e velocidade de transmissão de dados são as principais vantagens que destacam esta nova tecnologia da rede 5G, especialmente para aprofundar o desenvolvimento da eletromobilidade, redes inteligentes e controlo das infraestruturas do setor elétrico.

 

A consolidação no desenvolvimento de redes inteligentes, bem como a eletromobilidade e a medição do consumo de eletricidade também são impactos importantes que levaram à implementação da tecnologia 5G na indústria de energia.

 

Neste contexto, espera-se que até 2025 a tecnologia 5G seja até 100 vezes mais eficiente que a rede 4G.

 

Inteligência Artificial e 5G, aliados para o setor de energia

 

Outro aspecto que mudou com a chegada desta tecnologia no setor de energia é a forma como os dados passam a ser processados. Estamos perante um volume de informação muito elevado que, além disso, está a aumentar a sua velocidade de crescimento. Para realizar um tratamento eficaz do Big Data, novos algoritmos surgirão e a Inteligência Artificial será cda vez mais utilizada.

 

A Inteligência Artificial está a tornar-se uma alavanca fundamental na obtenção da máxima eficiência energética e no caminho para a descarbonização da economia e da sociedade como um todo. Por exemplo, no caso das redes elétricas, é necessário analisar uma grande quantidade de dados e informações que chegam em tempo real, graças à digitalização. Esse processo, com a chegada da tecnologia 5G, ocorre ainda mais rápido. Além disso, a expansão dos contadores inteligentes de energia, juntamente com a IA, está a ajudar a tornar esse processamento de dados o mais rápido e eficiente possível.

 

A adoção da conectividade 5G no setor de energia é um passo firme para melhorar a comunicação entre os dispositivos conectados. Afinal, numa rede inteligente, os circuitos são capazes de revelar muitas informações que ajudam a monitorizar o consumo e monitorar o comportamento elétrico de toda a infraestrutura. Os novos padrões podem transferir todas as informações, permitindo que as empresas de energia acedam em tempo real.

 

Definitivamente, a conectividade 5G poderia ser considerada uma evolução e inovação sem precedentes, mas o salto qualitativo é tão grande que quase representa uma disrupção no setor. Essa tecnologia abre a oportunidade de concluir a transformação digital da indústria e introduzir definitivamente a IoT (internet das coisas) em todo o processo de produção e distribuição de energia.