Autocarros a hidrogénio em Cascais abastecidos com lixo doméstico

Autocarros a hidrogénio em Cascais abastecidos com lixo doméstico

O primeiro autocarro movido a pilha de hidrogénio com tecnologia produzida em Portugal começou a circular em agosto deste ano, em Cascais.

 

Pioneiro na mobilidade sustentável, Cascais tem vindo a investir, cada vez mais, em meios de trasporte público amigos do ambiente. Com estes novos autocarros o munícipio dá mais um passo para a descarbonização da sociedade e da economia, garantindo o incremento da segurança e coesão social e a redução da pegada ecológica.

 

O hidrogénio utilizado no abastecimento destas viaturas é produzido através do processo de eletrólise e alimentado por energia elétrica proveniente de fontes renováveis, permitindo a obtenção mínima de 350 kg de hidrogénio verde por dia, que são comprimidos e armazenados para mais tarde serem transferidos para os veículos, abastecendo-os.

 

A pilha de hidrogénio permite uma maior eficiência e autonomia quando comparada com viaturas elétricas convencionais, garantindo, igualmente, 0 emissões de gases com efeito de estufa.

 

Agora, a Câmara Municipal de Cascais assume, uma vez mais, posição pioneira no desenvolvimento para a era do hidrogénio: vai ter um sistema capaz de transformar 50 toneladas de lixo doméstico em cinco toneladas de hidrogénio por ano.

 

O lixo deixa de ir para aterro e o hidrogénio será utilizado no abastecimento de autocarros municipais e veículos da recolha de resíduos, reduzindo totalmente as emissões de todo o processo de tratamento do mesmo.

 

Denominada de Stella, esta unidade de produção (basicamente, um pequeno reator) apenas necessita de utilizar resíduos domésticos, ar e uma pequena quantidade de água, sendo autossuficiente em termos energéticos. Todo o processo de produção é eco-friendly, eliminando problemas como os dos alcatrões e sem emitir para a atmosfera qualquer gás nocivo.

 

Primeiro, os resíduos entram no reator Stella, dando-se início ao processo de gasificação dos resíduos. E é do reator que se obtém hidrogénio e outros produtos como biocarvão e oxigénio. No caso do hidrogénio produzido, este pode ter diversas aplicações, nomeadamente a produção de eletricidade ou, no caso específico da Câmara Municipal de Cascais, o abastecimento de autocarros movidos a hidrogénio.