APP de realidade virtual irá ajudar jovens na procura de emprego

Um consórcio europeu, composto por seis instituições de cinco países, está a desenhar uma aplicação móvel para apoiar os cidadãos, sobretudo os mais jovens, na procura de emprego.

 

Através da utilização de técnicas de gamificação, esta aplicação de realidade virtual será capaz de identificar as qualidades e competências de jovens fora do mercado de trabalho e associá-las às características de determinada profissão, direcionando-os para o emprego mais adequado ao seu perfil.

 

A ideia do projeto LifeSkills VR – Life Skills for Employment in COVID-19 Era through VR Innovation nasceu durante a pandemia por COVID-19 e como consequência do aumento da taxa de desemprego em toda a Europa – atualmente nos 8% (segundo dados do Eurostat).

 

Esta aplicação surge como uma alternativa aos testes vocacionais, combinando técnicas de gamificação e o modelo de Holland (ouRIASEC), que define seis tipos de personalidades/ambientes: Realista, Investigador, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional.

 

Esta aplicação será capaz de identificar as aptidões e a vocação dos utilizadores, orientando-os de forma mais precisa na procura de emprego e, simultaneamente, promover a aquisição de novas competências digitais.

 

Portugal também faz parte deste projeto e está representado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

O INESC TEC é a entidade responsável por testar a aplicação no território nacional.

A versão portuguesa da app deverá ser testada em 2023 por agências de emprego, centros de orientação profissional, organizações não governamentais, universidades e outras instituições que oferecem formação. 

 

Vamos aguardar por este projeto inovador que irá mudar as taxas de desemprego na Europa.