Nos e Luz Saúde apresentam o primeiro hospital 5G de Portugal

O Hospital da Luz Lisboa é a primeira unidade de saúde em Portugal com a 5.ª geração de comunicações móveis, no âmbito de uma parceria pioneira com a NOS.

 

Resiliência de rede quase total, mais objetos ligados entre si, tempo de resposta reduzido, alta velocidade e elevada largura de banda para aceder aos dados em tempo real são algumas das características únicas do 5G. A parceria entre a Luz Saúde e a NOS vai potenciar avanços nos cuidados de saúde e na investigação médica, permitindo que médicos, enfermeiros, técnicos, clientes e toda a estrutura de apoio do HL Lisboa sejam os primeiros a tirar partido do valor que esta nova tecnologia móvel vai trazer.

 

Numa fase inicial, o 5G vai sentir-se na formação e treino dos profissionais e alunos do hospital, através da utilização de aplicações de realidade virtual e de realidade aumentada para criar novos cenários e ambientes virtuais para formação, diagnóstico e tratamento. As mesmas tecnologias poderão ser utilizadas nos cuidados paliativos do hospital – proporcionando a ligação dos doentes às suas casas e maior proximidade com as suas famílias –, seja numa lógica de tranquilização ou de estímulo sensorial, como complemento às suas terapias.

 

O 5G permitirá também uma maior agilidade no funcionamento operacional e técnico do hospital – um ‘edifício inteligente’, cujos sistemas poderão ser monitorizados e comandados à distância, otimizando custos e tempo.

 

“A parceria da Luz Saúde com a NOS vai permitir iniciar um novo ciclo de inovação na prestação dos cuidados de saúde em Portugal, levando o hospital a casa das pessoas, de forma clinicamente segura e sempre garantindo a sua privacidade. Isto é muito importante não apenas no controlo das doenças crónicas, mas também na prevenção da doença: torna possível antecipar intervenções e atuar preventivamente, que é o que se pretende em saúde, e além disso com um impacto brutal nos custos para o sistema de saúde”, declara Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde.

 

Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS afirma “Este é para nós um marco tecnológico de enorme relevância na prossecução da liderança no 5G: o Hospital da Luz Lisboa é a primeira infraestrutura do país a estar pronta para o novo paradigma digital e inteligente, da quinta geração de comunicações móveis.”