L’Oréal desenvolve novas embalagens de plástico 100% recicláveis

A L’Oréal anuncia a produção das primeiras embalagens de plástico de cosméticos totalmente recicladas graças à tecnologia de reciclagem enzimática da Carbios.

 

A primeira embalagem estará disponível para venda em 2025, da Biotherm, pioneira em cosmética eco-responsável. A marca tornar-se-á assim a primeira do Grupo a comercializar um produto com esta tecnologia inovadora, cuja vantagem reside no facto de poder processar todos os tipos de plástico PET* – opaco, translúcido, escuro, matizado, multicamadas – e reciclá-lo infinitamente, como uma alternativa à reciclagem mecânica.

 

Desde 2017, a L’Oréal tem vindo a trabalhar com Carbios, um pioneiro no desenvolvimento de processos biotecnológicos para a reciclagem de plásticos PET, para alcançar este desenvolvimento. Para tal, a L’Oréal criou um consórcio para industrializar a sua tecnologia, ao qual se juntaram a Nestlé Waters, PepsiCo e Suntory Beverage & Food Europe. Desde 2019, a L’Oréal assumiu uma participação na Carbios através do seu fundo de private equity BOLD Business Opportunities for L’Oréal Development.

 

Jacques Playe, chefe de embalagem e desenvolvimento da L’Oréal, comenta: “Estamos entusiasmados por podermos criar, com os nossos parceiros, a embalagem do futuro. Esta é uma inovação promissora para o futuro que ilustra o nosso empenho em trazer para o mercado embalagens mais amigas do planeta e faz parte de uma abordagem de circularidade em que temos vindo a trabalhar há mais de 15 anos”.

 

Por sua vez, Giulio Bergamaschi, CEO internacional da Biotherm refere: “A nossa marca é pioneira em cosméticos eco-responsáveis que tem colocado tanto as embalagens sustentáveis como o desperdício de água no centro da sua estratégia. Estamos entusiasmados por sermos a primeira marca de beleza a produzir uma garrafa totalmente reciclada, graças à tecnologia inovadora de Carbios”.

 

A iniciativa faz parte do L’Oréal For The Future, o programa de sustentabilidade do Grupo para 2030, dando mais um passo numa profunda transformação das suas actividades para atingir novos e ambiciosos objetivos:

 

  • Até 2025, 100% das nossas embalagens de plástico serão recarregáveis, reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
  • Até 2030, 100% dos plásticos utilizados nas nossas embalagens serão provenientes de fontes recicladas ou de base biológica (atingindo 50% até 2025).
    Até 2030, 100% dos ingredientes biológicos para fórmulas e materiais de embalagem serão rastreáveis e de fonte sustentável, e nenhum deles estará ligado à desflorestação.

 

Para além de Carbios, a L’Oréal trabalha com vários parceiros estratégicos para assegurar que tem as melhores tecnologias, tais como Albéa, líder em embalagens cosméticas, com quem o Grupo desenvolveu em 2019 a primeira bisnaga cosmética a incorporar cartão certificado FSC. Estes também incluem Purecycle, para produzir polipropileno reciclado (PP) por solvólise; e LanzaTech e Total, com quem a L’Oréal anunciou em Outubro de 2020 uma estreia mundial: a produção de uma embalagem de cosméticos de polietileno (PE) concebida a partir de emissões de carbono industriais recicladas.