30 Milhões de euros para a Inovação e reforço do ecossistema marinho

O investimento no Faber Blue Pioneers I, o primeiro fundo de “deep tech” para economia azul e ação climática na Península Ibérica foi aprovado, com um montante total de 30 milhões de euros, anunciado pelo programa “Portugal Blue”.

 

O Faber Blue Pioneers Fund irá investir nas fases iniciais, desde o pre-seed até à série A, de startups globais de alto potencial, principalmente com origem em Portugal e no Sul da Europa, com o objetivo de impacto positivo na sustentabilidade dos oceanos e ação climática.

 

Lançado em 2020, o Portugal Blue resulta de uma parceria entre o FEI – braço de capital de risco do Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI), Banco Português de Fomento (BPF) e o Governo Português, através do Fundo Azul e está focado em investimentos na economia azul com impacto climático e metas de desenvolvimento sustentável.

 

O Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que “o Portugal Blue é um Programa que tem em consideração a posição geográfica do país e o seu significativo espaço marítimo. Visa estimular o investimento privado e atrair a inovação para atividades ligadas ao mar”.

 

De acordo com o CEO do FEI, Alain Godard, “A aprovação do fundo Faber Blue Pioneers como o primeiro fundo de “deep tech” para a economia azul e ação climática na Península Ibérica é um marco importante para o FEI”. O Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix reforçou esta mensagem: “Com este compromisso, estamos confiantes de que o Portugal Blue irá contribuir para o reforço do ecossistema empreendedor do Mar.

 

Estão incluídos no montante total o financiamento do “Portugal Blue”, bem como compromissos privados de investidores institucionais com uma estratégia de impacto, como a Sociedade Francisco Manuel dos Santos (através do seu braço de investimento Movendo Capital), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Champalimaud. O fundo Faber Blue Pioneers tem a ambição de investir num portfólio de 20-25 empresas em fase inicial, que desenvolvam soluções inovadoras de alta tecnologia com ambição global, em áreas como a biotecnologia azul, inovação alimentar e aquacultura sustentável, tecnologias para a limpeza dos oceanos, robótica e sensores ou a descarbonização de múltiplas indústrias.

 

O fundo Faber Blue Pioneers será gerido pela Faber Capital SCR, uma nova equipa de investimento liderada por Rita Sousa e Carlos Esteban, como Partners dedicados, e por Bruno Ferreira, como Venture Partner. A equipa irá trabalhar em estreita colaboração com uma rede de especialistas, incluindo o conselheiro estratégico Tiago Pitta e Cunha (CEO da Fundação Oceano Azul) e as conselheiras científicas Susana Moreira e Joana Moreira da Silva (Investigadores de Ciência e Inovação do Ciimar), entre outros cientistas e especialistas do setor.