TikTok dá início ao seu primeiro evento para profissionais de marketing

Nos últimos anos, o Tik Tok foi uma referência que deu origem a inúmeras tendências. Mais de um bilião de utilizadores em todo o mundo visitam esta plataforma todos os meses para se inspirar, entreter ou descobrir algo novo. Durante este tempo, celebrou criadores, artistas, PMEs e marcas que encontraram oportunidades no mundo real graças ao poder da descoberta e à conexão que se estabelece no TikTok. 

 

Nos últimos 3 anos, observou-se como a plataforma líder de vídeos curtos se tornou um local de apresentação dos produtos e marcas preferidos da comunidade, onde as empresas foram integradas à experiência. Assim, TikTok tem continuado a trabalhar para apresentar soluções e ferramentas inovadoras para as empresas estarem presentes na plataforma de forma significativa e valiosa, tendo sempre em consideração a comunidade na concepção destes produtos.

Esta semana começou o TikTok World. É a primeira experiência global da empresa projetada para ajudar marcas e profissionais de marketing a obter o máximo da experiência TikTok. Durante a reunião de apresentação, foram apresentadas novas soluções e serviços criativos, comerciais e de marca. Com o objetivo de ajudar empresas de todos os tamanhos a ter um impacto real nas suas campanhas. Essas soluções irão melhorar a experiência das marcas na plataforma, a forma como se conectam com a comunidade e como são descobertas pelos utilizadores.

Temos testemunhado várias vezes a importância do papel que as marcas desempenham na experiência da TikTok. Vimos como a nossa comunidade gosta de interagir com as marcas que ama. Quando empresas grandes, médias ou pequenas decidem ingressar na TikTok, ficamos entusiasmados em poder ajudá-las a conectar-se com a sua comunidade, promover os seus produtos e construir a sua imagem de marca de uma forma única.

Blake Chandlee, presidente de soluções de negócios globais da TikTok.

Fortaleça a colaboração entre marcas e criadores com ferramentas criativas

O TikTok incentiva as empresas que aderem à plataforma a pensar como especialistas de marketing e a agir como criadores, uma vez que mais de 61% dos utilizadores afirmam que os vídeos do TikTok são mais originais do que os de qualquer outra plataforma. 

Por outro lado, 7 em cada 10 dizem que gostam de anúncios TikTok, o que mostra a criatividade das marcas no TikTok. Durante o evento TikTok World, foram apresentados novos serviços disponíveis para empresas. Isto aumentará ainda mais a criatividade no seu conteúdo, ajudando-os a conectar-se e colaborar com o ecossistema diversificado de criadores que existe no TikTok:

  • Tag de conteúdo de marca. Esta ferramenta permite que os criadores identifiquem os vídeos que incluem conteúdo publicitário sem interromper o seu fluxo criativo.
  • Página inicial personalizada. As marcas podem criar homepages que carregam em segundos – até 11 vezes mais rápido do que as páginas móveis normais – para permitir aos utilizadores aprofundar a mensagem de uma marca, vendo vídeos ou passando por diferentes conteúdos.
  • API do TikTok Creator Marketplace. Esta nova API facilita oportunidades de colaboração com marcas, permitindo a empresas de marketing influentes tais como Whalar, Influential e Captiv8 aceder a dados em primeira mão. Isto irá ajudar as marcas a gerir todo o processo de colaboração com os criadores de TikTok.
  • TikTok Creator Marketplace. Um portal de autogestão que ajudará as marcas a encontrar uma gama diversificada de criadores que se alinhem com os seus interesses.
  • Campanhas de candidatura abertas. As marcas poderão publicar briefings das suas campanhas através do TikTok Creator Marketplace, para que os criadores possam candidatar-se a participar nas mesmas.
 
Avalie o sucesso do TikTok

TikTok quer tornar o mais fácil possível para as marcas chegarem, encontrarem a sua comunidade e terem sucesso na plataforma. Durante o TikTok World, a empresa compartilhou algumas das ferramentas disponíveis para ajudar as marcas a comprar anúncios facilmente, medir o sucesso das suas campanhas e seguir o seu desempenho, ajudando pequenas e grandes empresas a encontrarem um lar para as suas mensagens, produtos e serviços, enquanto operam num ambiente seguro para a sua marca.

  • Alcance e frequência. As marcas podem levar a cabo campanhas eficazes, preditivas e transparentes no TikTok.
  • TikTok Brand Lift Study. Esta abordagem baseada em inquéritos mede a opinião dos utilizadores sobre os anúncios que vêem no TikTok. Além disso, através da parceria com a Kantar e a Nielsen para o Brand Lift, as empresas que se juntam à TikTok podem estar confiantes de que esta corresponde aos padrões de eficácia e fiabilidade da indústria.
  • Visibilidade dos anúncios. Com MOAT e DoubleVerify, a TikTok fornece aos seus parceiros as informações de que necessitam sobre tráfego inválido e visibilidade no TikTok.
  • TikTok Inventory Filter. Permite que os anunciantes tenham mais controlo sobre onde querem que os seus anúncios circulem de forma complementar e se sintam mais seguros na plataforma. Esta solução está alinhada com o quadro de segurança e idoneidade da marca GARM, cumprindo os padrões globais da indústria.
  • Ferramentas de segurança e aptidão da marca. A TikTok trabalha com parceiros para assegurar que as campanhas pagas funcionem juntamente com conteúdos apropriados à marca.

Para a TikTok, ter a confiança da sua comunidade é essencial. Eles também continuam a trabalhar de forma responsável, justa e aberta para que as pessoas continuem a gostar de criar, ver e compartilhar o conteúdo do seu interesse no TikTok. Para as marcas, isso significa garantir que tenham um espaço seguro para construir a sua marca, conectar-se com a sua comunidade, apresentar os seus produtos e serviços e estar sempre ciente das etapas que a TikTok realiza para tornar a plataforma segura.

 

Conectar comunidades TikTok

A comunidade TikTok cria e muda o ambiente cultural. À medida que a TikTok continua a impulsionar a descoberta de produtos, a comunidade está a liderar um movimento de merchandising de retalho que está a mudar o setor. O mundo viu os criadores do TikTok a compartilharem as suas opiniões reais sobre produtos, compras e outros conteúdos com produtos e marcas que descobriram. Assim, existem marcas de todos os tamanhos e tipos que estão a recorrer ao TikTok para alcançar públicos e conectar-se com as suas comunidades.

Assim, a TikTok tem o prazer de apresentar o TikTok Shopping , um conjunto de soluções, funções e ferramentas de publicidade que permitirá que marcas e comerciantes se envolvam de maneiras significativas com os seus clientes.

  • Coleção de anúncios. Onde as marcas podem incluir cartões de produtos personalizáveis e deslizáveis nos seus anúncios de vídeo In-Feed.
  • Anúncios de apresentação dinâmica. As marcas serão capazes de oferecer aos utilizadores anúncios personalizados e direcionados.
  • Third-Party Integration. Para marcas que queiram deixar a gestão das suas campanhas para os parceiros com quem trabalham. Esta funcionalidade já está disponível em Espanha através de parceiros como a Shopify e a PrestaShop. Nos próximos meses, será incorporado através de novos parceiros.
  • First-Party Integration. Os anunciantes podem gerir todo o processo, desde o carregamento de produtos até à gestão da expedição ou verificação do ponto de compra.
  • Links para o produto. As marcas serão capazes de destacar um ou mais produtos diretamente através de um vídeo TikTok orgânico, levando os utilizadores a páginas externas com detalhes do produto que serão carregados instantaneamente.
  • LIVE Shopping. As marcas serão capazes de se ligar ao seu público em tempo real, enquanto partilham ligações automáticas a produtos e serviços.