Robô usa tecnologia alternativa para o tratamento de Hiperplasia Benigna da Próstata

Robô usa tecnologia alternativa para o tratamento de Hiperplasia Benigna da Próstata

Unidade HPA de Gambelas| Faro conta com um Robô com tecnologia, para o tratamento dos sintomas urinários no homem, que pode ser utilizada em todos os tamanhos de próstata, preservando a vida sexual e a continência.

 

O robô utiliza uma tecnologia alternativa para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata, uma patologia muito frequente nos homens com mais de 50 anos e que está associada a múltiplos sintomas urinários.

 

O sistema robótico Aquabeam permite a ablação de tecido prostático (HBP) por meio de jato de água de altíssima velocidade e elevada pressão (10.000 PSI), sem utilizar nenhum tipo de energia térmica, ao contrário das cirurgias endoscópicas clássicas (RTU-P) ou com laser.

 

O procedimento cirúrgico é controlado e realizado por um sistema robótico guiado por ecografia sendo que o cirurgião controla todo o procedimento através da ecografia e da imagem cistoscopia em tempo real, planeando o tratamento de forma personalizada e delimitando o tecido prostático a remover pelo robô de forma automatizada.

 

Segundo Tiago Rodrigues, médico urologista, “para além da precisão e eficácia que este robô nos dá, permite-nos realizar mais intervenções num dia, de forma mais segura e com melhores resultados, sendo igualmente muito gratificante assistir à rápida recuperação dos doentes.”

 

Fonte