Quando comer se trata de uma experiência emocional

Quando comer se trata de uma experiência emocional

Fazer uma refeição é mais do que apenas ingerir calorias para que o corpo humano funcione normalmente. Uma refeição é também, e principalmente, uma experiência. Há emoções e histórias envolvidas. E são essas que ficam. Das quais nos lembramos, mesmo passados vários anos.

 

Algo que as marcas já perceberam. A prova é que começam a surgir no mercado as chamadas boxes gastronómicas. A Box “Entusiasmo Gastronómico” da OliveEmotion com azeite e vinagre é um bom exemplo. Num único cabaz apresenta produtos tipicamente portugueses – não só o azeite, mas, também, a cortiça – centrado toda a sua estratégia de comunicação e marketing no facto de usar produtos tradicionais e Made in Portugal.

 

Este cuidado com a tradição e a divulgação do que é feito “em casa” foi apreciado pelos 6.600 consumidores com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos que participaram num estudo realizado pela Netsonda. E que, com isso escolheram a OliveEmotion como Produto do Ano 2022 – a Box Gastronómica mais inovadora do ano.

 

Os resultados para eleger o Produto do Ano estão assentes em três pilares de avaliação: Atratividade, Inovação e Intenção de Compra.

 

Vamos agora a pontuações atribuídas pelos consumidores para a OliveEmotion (0 a 10 pontos):

  • Inovação = 8.1
  • Atratividade = 7.5
  • Intenção de Compra = 6.9

 

A OliveEmotion obteve uma nota de 8.5 no grau de satisfação do consumidor e 7.1 no grau de confiança na sua utilização.

83% dos inquiridos consideram a imagem do produto apelativa.

 

Os apelos à emoção são tão eficazes e desempenham um papel fundamental em qualquer negócio, sendo assim relevante avaliar o relacionamento da intimidade emocional entre os consumidores e as marcas.

 

Nesse sentido, na avaliação da relação emocional, a OliveEmotion tem o seu mais elevado nível (0 a 10 pontos) no:

  • Amor à marca: 7.50
  • Experiência com a marca: 7.50
  • Atenção da marca: 7.17

 

O resultado final da relação emocional é de 6.94, portanto uma emoção de Admiração dos consumidores face à marca.

 

Agora que sabemos que a grande parte dos consumidores está satisfeito com a marca e com o produto, falta apenas saber a conclusão final do estudo:

 

A OliveEmotion é eleita Produto do Ano 2022 com a nota final atribuída pelos consumidores de 7.81

 

Parabéns OliveEmotion!