Primeira bola de futebol com sistema tecnológico será usada em Portugal

Primeira bola de futebol com sistema tecnológico será usada em Portugal

Pela primeira vez no futebol mundial será utilizada, em jogos oficiais, uma bola com chip, totalmente tecnológica, que mede mais de 300 métricas e estatísticas, denominada de iBall.

 

O projeto surge de uma parceria com a ‘Kinexon’, empresa que desenvolveu a tecnologia, e ‘Sausport’, distribuidora no país.A utilização da iBall, aprovada e certificada pela FIFA, será feita nos jogos do playoff, entre Chaves e Moreirense, válido pelo acesso ao Campeonato Português, permitindo aos clubes e torcedores terem acesso em tempo real a novos dados sobre a performance dos jogadores e das equipes. Através da instalação de um chip, esta tecnologia vem complementar a já existente dos coletes de GPS e disponibilizar toda a informação que envolva o tracking da bola.

 

A inovação fornecerá às equipes técnicas mais de 300 métricas para análise, das quais destacam-se as seguintes: Velocidade e distância de passes; Velocidade e distância de remates; Tempo de posse de bola da equipe e individual de cada jogador; Verticalidade dos passes; Taxa de acerto individual e da equipe de cada tipo de passe (longo e/ou curto); Posse de bola por zona do terreno; Trajetória da bola na jogada de um gol com informação detalhada; Colocação dos remates; Tempo que cada jogador demora desde que recebe a bola até que a solta novamente; Medição exata do tempo útil de jogo.

 

Vale ressaltar que alguns dos dados recolhidos serão também disponibilizados para os torcedores via transmissão televisiva e redes sociais da Liga Portugal.

 

Fonte