Portugueses cada vez mais adeptos a dar segunda vida aos produtos

Portugueses cada vez mais adeptos a dar segunda vida aos produtos

Compras em segunda mão permitiram poupar 530 mil toneladas de emissões de CO2 no ano passado.

 

A combinação de uma maior consciência pela sustentabilidade, a par de uma maior necessidade de poupança, tem levado os portugueses a optarem mais por compras em segunda mão. Uma perceção que foi confirmada pelo relatório desenvolvido pela OLX e que analisou o potencial impacto ambiental positivo da compra de artigos em segunda mão na plataforma, do ponto de vista da sustentabilidade e de uma atitude mais consciente para com o ambiente. O relatório analisou a poupança ecológica nas categorias de carros e motas; tecnologia, roupa e livros.

 

Os dados recolhidos permitem observar que há uma maior procura por este tipo de artigos. Mas o mais interessante é a visão de sustentabilidade associada a um novo comportamento de compra. A perceção de que, ao comprar produtos em segunda mão, se está a ajudar a preservar o planeta. Uma mudança de comportamento à qual as marcas terão de começar a prestar mais atenção. Não só porque há cada vez mais consumidores conscientes do impacto ambiental dos produtos novos e das práticas praticadas pelas empresas que os produzem, como para poderem definir estratégias a longo prazo de desenvolvimento de produto e abordagem ao mercado.

 

A questão de comprar em segunda mão pode implicar poupança na carteira dos consumidores – pode, porque, no caso de artigos de coleção ou de edição limitada o artigo tende a ser valorizado e não desvalorizado. Mas a sustentabilidade – quer ao nível da poupança de emissões de carbono, quer na aquisição de materiais – está sempre assegurada. Veja-se 2021, por exemplo. O estudo revelou que a compra de artigos em segunda mão no OLX Portugal equivaleu a salvar 64 mil toneladas de materiais, além de 5 mil toneladas de água e 7 milhões de gigajoules de energia (e isto são apenas valores nacionais), sendo que os valores de comércio eletrónico em Portugal ainda estão aquém da média europeia (quanto mais da norte-americana).

 

A nível global, foram potencialmente salvos 34 milhões de toneladas de emissões de CO2, 4,2 milhões de toneladas de materiais e 357 milhões de metros cúbicos de água, considerando dados correspondentes à venda de 26 milhões de artigos na plataforma do OLX em 19 países, em 2021.

 

A análise dos artigos transacionados na plataforma permite comprovar que os carros foram o produto que mais contribuíram para a poupança de emissões de CO2 em 2021, em Portugal (498 mil toneladas de CO2 não emitidas, com a venda de 77 mil veículos). Na mesma linha segue-se as motas (19 mil toneladas de CO2 não emitidas com a venda de 26 mil motociclos) e telemóveis (4,6 mil toneladas de CO2 não emitidas com a venda de mais de 85 mil artigos).

 

Só para se ter uma ideia, comprar um telemóvel em segunda mão, em média, permite salvar 52kg de emissões de CO2, 170g de materiais, 1 metro cúbico de água e 795 megajoules de energia. No caso de uma televisão a poupança será de 317kg de emissões de CO2, 22kg de materiais, 5 metros cúbicos de água e 4.865 megajoules de energia.

 

Face a estes valores e a tudo o que se sabe sobre o cenário preocupante da saúde do planeta há que ter a consciência de que estar a deitar para o lixo produtos que funcionam é estar a contribuir para a perda de qualidade de vida e para um cenário mais negro no futuro. Os números mostram que há cada vez uma maior consciência sobre o problema. As marcas terão de olhar com atenção para esta mudança de comportamento e fazer as devidas alterações. Por exemplo, possibilitando uma melhor e mais extensível no tempo assistência técnica.

 

Informação adicional sobre o relatório:

O impacto ambiental é calculado com base no “FAST Modelling Standard”, combinando os dados extraídos da plataforma do OLX relativos às vendas de cada categoria de produto, bem como dados de diversas fontes de acesso público para a estimativa de impacto de cada produto, com informação ambiental ao nível de extração de recursos, potencial de aquecimento global, utilização de água e de energia.

 

O cálculo é feito tendo em conta o impacto da compra de um artigo novo, incluindo produção, transporte e eliminação no fim da vida útil, em relação ao número de artigos novos que não foram vendidos pois foram comprados em segunda mão no OLX, considerando o total de artigos vendidos na plataforma e a extensão da sua vida útil com um novo utilizador.