“Atingir o objetivo de 15,7% de redução da pegada carbónica é apenas o ponto de partida de uma viagem longa e contínua.” – Purina

“Atingir o objetivo de 15,7% de redução da pegada carbónica é apenas o ponto de partida de uma viagem longa e contínua.” – Purina

Qual foi o principal desafio para a criação do vosso produto vencedor?

 

Purina ONE DualNature é a nossa gama pioneira no percurso da redução das emissões carbónicas começando com uma promessa de redução de 15- 20%. Uma nutrição 100% completa e equilibrada, reforçada por ingredientes naturais e um plano progressivo para reduzir a nossa pegada carbónica.

O nosso progresso na redução da pegada de carbono foi medido em relação às nossas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) de 2019. Calculámos esta base de referência e definimos a nossa pegada carbónica em parceria com um consultor externo e independente.

Como primeiro passo, adotámos uma abordagem de ciclo de vida completo para determinar a pegada carbónica das nossas operações e produtos, que mede as emissões diretas e indiretas de GEE associadas a cada fase das nossas operações e à vida dos nossos produtos. Isto inclui as matérias-primas e os ingredientes utilizados para fabricar o produto, o fabrico, o armazenamento, a distribuição, o consumo e a eliminação das nossas embalagens. Este processo exigiu o trabalho com muitas partes intervenientes, incluindo agricultores, fornecedores de transporte e consumidores.

 

A inovação não pára. Que tipo de aprendizagens retiraram no desenvolvimento deste produto que poderão aplicar em projetos futuros?

 

Atingir o objetivo de 15,7% de redução da pegada carbónica é apenas o ponto de partida de uma viagem longa e contínua. Esforçamo-nos por reduzir ainda mais a pegada carbónica das nossas atividades, assegurando uma nutrição de elevada qualidade. Continuaremos a analisar mais profundamente a nossa cadeia de abastecimento para encontrar formas de otimizar os nossos processos e reduzir a pegada carbónica dos nossos produtos e da nossa cadeia de valor. Porque acreditamos num hoje e num amanhã melhores.

 

Ser eleito Produto do Ano valida a qualidade e inovação do vosso trabalho. Como é que esta distinção reforça os valores da vossa marca e auxilia nos vossos objetivos de mercado?

 

A Purina foi fundada com a promessa de nutrição de elevada qualidade, ciência comprovada e inovação que podem ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar dos animais de companhia. Embora a nutrição esteja sempre no centro da nossa atuação, considerar os ingredientes que estamos a usar e como os obtemos é uma área de foco para nós, ao mesmo tempo que trabalhamos para melhorar a nossa cadeia de produção e transporte. Reconhecemos a nossa responsabilidade em garantir que continuamos a fornecer nutrição de qualidade aos nossos consumidores, reduzindo o nosso impacto climático. Ser eleito Produto do Ano enche-nos de orgulho e valida a importância de procurarmos sempre desafiar-nos a encontrar soluções nutricionais inovadoras e simultaneamente procurar reduzir o nosso impacto para o planeta.

 

O que torna este produto/serviço uma escolha essencial e, ao mesmo tempo, surpreendente pela sua inovação ou diferenciação no mercado?

 

Com Purina ONE, a nossa preocupação vai além de oferecer uma nutrição especializada para os animais de companhia. Temos orgulho em dizer que PURINA ONE® DualNature® reduziu a pegada carbónica dos seus produtos em comparação com 2019, otimizando receitas, métodos de fabrico, embalagens e transporte. Não vamos parar por aqui, e estamos constantemente a trabalhar para reduzi-la ainda mais. Desta forma, os tutores já não têm de escolher entre uma nutrição de elevada qualidade para o seu gato e o ambiente.

 

Ana Silva

Marketing Manager Corporate Brand & Digital na Purina