
“A maior aprendizagem foi ouvir os consumidores e perceber que a sustentabilidade já não é negociável.” – NESCAFÉ® Dolce Gusto® NEO
Qual foi o principal desafio para a criação do vosso produto vencedor?
Após mais de cinco anos de desenvolvimento no Nestlé R&D Center for Systems, foi criado NEO, o sistema mais avançado de NESCAFÉ® Dolce Gusto® até à data. NEO representa o futuro do café a longo prazo e a nova direção estratégica da marca. O maior desafio para a criação do nosso produto vencedor foi reunir e integrar num único sistema todas as características valorizadas pelos atuais (e futuros) amantes de café: NEO eleva a experiência de “Coffee Shop em casa” através da união de café em cápsulas de alta qualidade, versatilidade de blends de café, conectividade e sustentabilidade. Desta forma, NEO redefine a categoria ao trazer um sistema conectado, mais intuitivo e sustentável, permitindo que os consumidores tenham um maior controlo sobre sua experiência de café.
A inovação não pára. Que tipo de aprendizagens retiraram no desenvolvimento deste produto que poderão aplicar em projetos futuros?
A maior aprendizagem que retirámos no desenvolvimento de NESCAFÉ® Dolce Gusto NEO foi sem dúvida escutarmos os nossos consumidores e as suas necessidades e adaptarmos o nosso modelo de negócio a essas necessidades. Se por um lado, os consumidores procuram cada vez mais qualidade nos produtos e personalização a um preço acessível, por outro lado, a sustentabilidade das marcas já não é negociável. É exatamente esta junção que nos diferencia, acreditamos que marcas que se adaptam e evoluem junto com seus consumidores são aquelas que constroem um futuro mais sustentável e relevante.
Ser eleito Produto do Ano valida a qualidade e inovação do vosso trabalho. Como é que esta distinção reforça os valores da vossa marca e auxilia nos vossos objetivos de mercado?
A inovação faz parte da nossa cultura, do nosso ADN. Tal como há 17 anos, revolucionámos o mundo do café quando trouxemos a experiência das Coffee Shops para casa dos Portugueses com NESCAFÉ® Dolce Gusto, hoje fazemos essa revolução de novo, trazendo a experiência das melhores Coffee Shops de 4ª geração, tudo de forma sustainable by design.
Escutarmos e acolhermos o feedback dos nossos consumidores é o nosso segredo para o lançamento de inovações. Este é um processo continuo no tempo, que nos permite ir melhorando os nossos produtos e serviços, adaptando-os às suas necessidades. Adicionalmente, diferencia-nos do resto do mercado de sistemas de café em cápsulas e cria valor para os clientes, impulsionando o nosso crescimento e daqueles que apostam em nós.
O que torna este produto/serviço uma escolha essencial e, ao mesmo tempo, surpreendente pela sua inovação ou diferenciação no mercado?
Baseado na tecnologia revolucionária SmartBrew™, NESCAFÉ® Dolce Gusto® NEO é o primeiro sistema de café em cápsulas que ajusta automaticamente vários parâmetros de extração recriando as técnicas de um Barista, proporcionando uma autêntica experiência de qualidade de “Coffee Shop em casa”. Com um simples toque de um botão, NEO oferece aos consumidores 3 métodos de extração para preparar desde expressos, ristrettos, lungos, verdadeiros americanos até cafés “Slow Brew” (cafés tipo filtro com preparação gota a gota) – tudo numa única máquina compacta. Através do reconhecimento automático das cápsulas, a máquina ajusta automaticamente a pressão, temperatura, tempo de extração da bebida e quantidade, adaptando o método de preparação e os parâmetros de extração a cada receita, para que o consumidor possa ter sempre um café perfeito.
Para além disso, NEO pretende ser a experiência de café mais sustentável de NESCAFÉ® Dolce Gusto® até à data. Em conformidade com o compromisso da marca em reduzir a utilização de plásticos virgens em um terço até 2025, as novas cápsulas de café NEO são feitas à base de papel. As cápsulas de café NEO são certificadas para compostagem, tanto doméstica como industrial, pelo organismo de certificação internacional TÜV Áustria. A própria máquina NEO é feita de 50% de plástico reciclado e o termobloco, que aquece a água, é feito com 85% de alumínio reciclado. A máquina foi desenhada para ser facilmente desmontada, permitindo o acesso total aos componentes internos e a reparação até 15 anos (a depender da disponibilidade de peças suplentes). Adicionalmente, o café NEO, tal como todos os cafés NESCAFÉ® Dolce Gusto®, é um café 100% de origem responsável.
A conectividade com o smartphone permite que os consumidores personalizem a preparação da sua bebida, ajustando a quantidade e a temperatura de acordo com as suas preferências. Permite ainda a ligação ao programa de fidelização NESCAFÉ® Dolce Gusto® PREMIO sem esforço acrescido, pois os pontos por cada bebida são concedidos automaticamente.
É por tudo isto que acreditamos que fomos eleitos Produto do Ano. Estamos muito felizes por termos ganho mais uma vez este prémio, agora com NESCAFÉ® Dolce Gusto® NEO, especialmente porque reflete a opinião dos consumidores portugueses e as suas preferências. Tem sido uma preocupação constante da marca criar soluções inovadoras que se diferenciem do que já existe no mercado. Sermos reconhecidos pelos nossos consumidores com este Prémio deixa-nos, como é óbvio, cheios de orgulho!
Miguel Abreu, Marketing Manager Coffee Portion Nestlé Portugal