MSC projeta o primeiro navio do mundo a hidrogénio

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, a Fincantieri e a Snam, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU), para determinar em conjunto, as condições para o projecto e construção do que tornar-se-á no primeiro navio de cruzeiro marítimo movido a hidrogénio do mundo.

 

O dono da terceira maior companhia de cruzeiros do mundo e parte do conglomerado marítimo e de logísticas líder mundial MSC Group, um dos maiores grupos de construção naval do mundo e uma operadora de infraestrutura energética internacional líder, juntou forças para realizar inicialmente um estudo que avaliará a viabilidade de projetar e construir o primeiro navio de cruzeiro oceânico do mundo movido a hidrogénio, o que permitiria operações com emissões zero em certas áreas, e o desenvolvimento da infraestrutura de abastecimento de hidrogénio relacionada.

 

O hidrogénio verde pode ser produzido sem combustíveis fósseis, usando energia renovável para dividir a água num processo chamado eletrólise e, portanto, pode ser livre de emissões num ciclo de vida completo. Pode ser usado para gerar energia elétrica através de uma célula de combustível, emitindo apenas vapor de água e calor. Este tipo de hidrogénio “verde” possui um grande potencial para contribuir para a descarbonização da indústria naval, incluindo os cruzeiros, seja na sua forma pura ou como combustível derivado de hidrogénio.

 

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da divisão de cruzeiros do MSC Group declara: “Como uma empresa que há muito faz da sustentabilidade ambiental o seu foco, queremos colocar-nos na vanguarda da revolução energética para o nosso sector e o hidrogénio pode contribuir muito para isso. No entanto, hoje, os níveis de produção permanecem baixos e o combustível de hidrogénio ainda está longe de estar disponível em grande escala. Com este projecto, estamos a assumir a liderança para trazer essa tecnologia promissora para a nossa frota e para a indústria, enquanto enviamos o sinal mais forte possível ao mercado sobre o quão sério levamos os nossos compromissos ambientais”.