Como evitar ser vítima de burla online durante os saldos?

Como evitar ser vítima de burla online durante os saldos?

A chegada do novo ano traz consigo uma época desejada por muitos: os saldos! Mas apesar de esta conseguir ser uma grande oportunidade em termos de poupança, é também uma altura em que vários criminosos informáticos tentam tirar partido dos consumidores através de esquemas fraudulentos.

 

Por esse motivo, a Selectra-especialista em telecomunicações- elaborou uma lista com 8 dicas para teres em mente antes de te aventurares nas compras online.

 

Cuidados a ter antes da compra

 

  • Confirma a fiabilidade do site

Existem muitas páginas que parecem credíveis, mas que, na verdade, não o são. Assim, deves estar atento a detalhes que te ajudam a confirmar se a página é realmente segura, tais como:

  • Verifica se a barra de endereço é acompanhada por um cadeado;
  • Analisa as políticas de privacidade do site;
  • Faz uma pesquisa nos portais de queixa.

 

  • Evita utilizar redes de acesso público

Quando realizas uma compra, acabas por fornecer dados importantes como o teu número de telefone ou cartão de crédito, assim para evitares que estes se extraviem o melhor é mesmo utilizar o teu computador pessoal ou telemóvel quando quiseres aceder a estas páginas.

 

  • Desconfia de contactos que não conheces

Ultimamente têm sido relatadas várias tentativas de fraude via SMS, o que significa que deve estar muito atento a qualquer link ou ficheiro que lhe seja enviado por contactos que não conhece, principalmente se forem referentes a promoções ou ofertas.

 

Durante o processo de compra

 

  • Verifica os termos de venda das lojas

Procura pelos dados da loja como a sua denominação social, endereço geográfico, registo comercial e número de identificação fiscal, de modo a assegurar-te mais uma vez que a loja é fidedigna.

 

  • Acompanha o valor final à medida que vais adicionando itens ao carrinho

Antes de fazeres o pagamento, certifica-te que o valor total corresponde ao que estava anunciado inicialmente nos artigos. Se verificares que, de facto, são valores diferentes, remove todos os produtos do carrinho e volta a incluí-los novamente. Se o erro persistir, o melhor é desistires da compra por agora e fazeres uma segunda tentativa mais tarde.

 

  • Opta pelo pagamento com cartões com mecanismos de segurança acrescida

Cria um cartão virtual destinado apenas aquela compra ou usufrui do serviço gratuito 3D Secure. Este último, por exemplo, usa um código numérico que te é enviado após cada compra realizada, dando assim uma maior segurança às tuas compras online.

 

Após a compra

 

  • Guarda a informação sobre a transação efetuada

Ter esta informação guardada é essencial para resolver qualquer problema que possa surgir, sendo por isso aconselhável que tires um print screen aos dados da operação, caso a fatura em formato digital nunca te chegue a ser entregue.

 

  • Verifica os movimentos do teu cartão regularmente

Consultar os movimentos do teu cartão de forma recorrente é sempre importante, de modo a detetar algum movimento indevido, mas após teres feito uma compra online, esse cuidado deve ser redobrado.