As tendências digitais para 2023

As tendências digitais para 2023

Este ano iremos assistir à consolidação de uma mudança significativa na forma como as marcas vão poder alcançar os consumidores no digital.

Adsmovil identificou cinco tendências digitais às quais as empresas têm de estar atentas em 2023, para que consigam alcançar os consumidores.

 

“A digitalização é um processo contínuo, um caminho que continuamos a percorrer e que está cada vez mais integrado com o nosso dia a dia, mas em constante mudança. Por essa razão, é crucial que as empresas acompanhem essa transformação, para que se mantenham próximas dos seus públicos. É preciso inovar na forma de entender os consumidores e ativar a informação que partilham, ser cada vez mais relevante na forma de os alcançar através de estratégias delineadas ao pormenor e cada vez mais criativas”, assume Pedro Sousa, Country Manager da Adsmovil Portugal.

 

Das possibilidades de comunicar através das empresas de retalho ao fim dos cookies, passando pelo digital out of home, pela forma como vemos televisão e pelo mobile gaming, as tendências de 2023 mostram que o mundo digital está em constante mudança:

 

  1. Retail Media: As empresas de retalho passam a ser canais de comunicação – As empresas de retalho passam cada vez mais a disponibilizar o acesso à sua 1st Party Data por parte de empresas parceiras, utilizando assim os seus canais digitais para explorar oportunidades de publicidade. Desta forma as empresas retalhistas podem monetizar os seus bens digitais e aumentar as suas receitas, enquanto as empresas parceiras podem ter uma publicidade mais eficiente e direta junto dos seus públicos.
  1. 3rd Party Data: Os cookies de terceiros vão, eventualmente, acabar e os dados dos consumidores vão ser um novo desafio – O fim inevitável dos cookies está já a levar muitos anunciantes a rever a sua estratégia de DATA por forma a continuar a ser relevante junto dos seus consumidores. Surge assim de forma cada vez mais premente o desafio de compreender os consumidores e ser verdadeiramente relevante. Para isso, o desafio é o de conseguir ter á disposição DATA relevante e acionável, para que possam implementar, executar e otimizar campanhas publicitárias digitais eficazes.
  1. DOOH: Os media out of home passam também a ser digitais – Os media de outdoor como os cartazes, o mobiliário urbano e outras soluções de outdoor têm de acompanhar a necessidade de ser digitais para alcançar mais eficazmente o público-alvo e para que sejam cada vez mais interativos e relevantes. A mensagem deixará cada vez mais de ser estática e o outdoor acompanha esta tendência, revelando todo o seu potencial pela proximidade e escala junto das audiências que impacta.
  1. AVOD: A forma como vemos televisão mudou e o controlo do conteúdo está nas mãos dos consumidores – as novas tecnologias e as novas plataformas passaram para as mãos dos consumidores o controlo do conteúdo. São eles que definem não só o que veem, mas o local, o momento e o ecrã em que o fazem. O Advertising Based Video On Demand (AVOD) é assim uma oportunidade para as marcas: em vez de pagarem para aceder ao conteúdo que querem via subscrição, os utilizadores podem assistir a anúncios para ter o acesso sem custos.
  1. Mobile Gaming: uma plataforma de audiências massificada que veio para ficar – com mais de 3,2 mil milhões de utilizadores no mundo, o mobile gaming é a segunda categoria de maior consumo de internet depois das redes sociais. Estar presentes nos jogos mobile é uma forma eficaz de alcançar os consumidores num momento de atenção, descontração e disponibilidade único para as marcas.