O Metro vai chegar à Costa da Caparica e à Trafaria

O Metro vai chegar à Costa da Caparica e à Trafaria

Convite à participação pública sobre a extensão do Metro até à Costa da Caparica e à Trafaria

Nos dias 10, 20, 21 de fevereiro e 6 de março, a TML, o Município de Almada e o Metropolitano de Lisboa convidam a população a participar no projeto da extensão do Metro Sul do Tejo (MST) à Costa da Caparica e à Trafaria.

 

As sessões, de acesso livre, destinam-se à divulgação do projeto e recolha de dúvidas, promovendo o envolvimento das comunidades locais e uma mais eficaz resposta às necessidades das pessoas.

 

Consulte o programa

 

Esta fase de participação pública surge depois de concluídos os primeiros estudos do plano de expansão da linha 3 do Metro Sul do Tejo, desenhados pelo grupo de trabalho constituído pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, pelo Município de Almada e pelo Metropolitano de Lisboa.

 

O envolvimento ativo da comunidade, conduzido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA FCT) da Universidade NOVA de Lisboa, está estruturado em três fases distintas: apresentação técnica do projeto (Conferência de Apresentação, 10 de fevereiro, às 18h, no Auditório do Uninova, na NOVA FCT); encontros de trabalho com vista à recolha de contributos das comunidades locais (Sessões de Participação Pública, a 20 de fevereiro, 18h30, no Casino da Trafaria, e a 21 de fevereiro, 18h30, no INATEL, Costa da Caparica); e apresentação dos resultados, com a divulgação pública das conclusões e planeamento das fases seguintes do projeto (Conferência de Encerramento, 6 de março, 18h30, no Auditório do Uninova, na NOVA FCT).

 

Sobre o Plano de Expansão do Metro Sul do Tejo

O traçado em estudo para a extensão da linha 3 do MST terá uma extensão de 7,16 km, incluindo 10 estações: Pêra, Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho), Centro da Costa da Caparica, Parque Urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria.

O percurso ligará o Campus da NOVA FCT à Estação Fluvial da Trafaria em apenas 19 minutos e incluirá duas novas interfaces de transportes: uma no Centro da Costa da Caparica e outra junto à Estação Fluvial da Trafaria. Além disso, o projeto prevê a requalificação de espaços públicos ao longo do canal, bem como a criação de um percurso dedicado à mobilidade ativa (pedonal e ciclável), articulado com as ligações previstas ao nível da Rede Ciclável Concelhia. 

 

App navegante foi eleita Produto do Ano 2025, na categoria “Transformação Digital“.