
“A grande diferenciação do Forderma Anti-idade Global é, sem dúvida, a sua apresentação em saquetas, prontas a tomar.” – Forderma
Qual foi o principal desafio para a criação do vosso produto vencedor?
O lançamento do Forderma Anti-idade Global prende-se essencialmente com o facto do colagénio se ter tornado num dos componentes com maior procura nos últimos anos. No canal farmácia, a procura por este produto aumentou 48% na europa – 53% em Portugal. (SO MAT 02/2024). Os laboratórios Arkopharma quiseram acompanhar esta tendência, mas ao mesmo tempo era essencial apresentar um produto diferenciador ao consumidor. Ao longo do desenvolvimento do mesmo houve 3 grandes desafios: o primeiro foi o timing. Era crucial desenvolver rapidamente um produto de qualidade, mas ao mesmo tempo garantir que se realizavam os vários testes necessários que comprovassem a sua eficácia – um dos pilares da Arkopharma – no entanto não se podia deixar passar a janela de oportunidade nem ser ultrapassado pela concorrência. O segundo e terceiro desafio foram equilibrar inovação com praticidade e ter uma oferta diferente da concorrência.
Encontrar um ponto de diferenciação claro num mercado competitivo é desafiador. Muitos produtos novos acabam por ser idênticos aos que já existem, no entanto, também é preciso equilibrar o desejo de criar algo novo com a necessidade de que o produto seja prático, funcional e fácil de usar para o consumidor final. A grande diferenciação do Forderma Anti-idade Global é sem dúvida a sua apresentação em saquetas, prontas a tomar.
A inovação não pára. Que tipo de aprendizagens retiraram no desenvolvimento deste produto que poderão aplicar em projetos futuros?
O desenvolvimento de um produto inovador oferece uma série de aprendizagens que podem ser aplicadas em projetos futuros. Criar algo novo envolve muitos desafios inesperados, como o caminho até alcançar a fórmula ideal para o produto ou a melhor apresentação para o mesmo. A flexibilidade e a capacidade de adaptação são essenciais.
É necessário testar várias hipóteses, ajustar ideias e evitar falhas no produto final. Estas práticas podem ser transferidas para outros projetos, promovendo uma abordagem ágil e contínua de melhoria. Perceber o comportamento do mercado e as necessidades do consumidor também são pontos bastante relevantes. No caso do Forderma Anti-idade Global, a Arkopharma teve como principal desafio fornecer ao consumidor uma apresentação diferenciadora. O mercado de colagénios cresce bastante, no entanto, os laboratórios Arkopharma conseguiram ser dos primeiros a oferecer uma fórmula em saquetas bebíveis, que o consumidor consegue ter sempre consigo, pois são práticas e fáceis de transportar. Uma opção de colagénio, altamente eficaz pronto a tomar e com um agradável sabor a manga. Vamos certamente transpor os conhecimentos que obtivemos acerca das necessidades atuais do consumidor para outras inovações que estão em desenvolvimento.
Ser eleito Produto do Ano valida a qualidade e inovação do vosso trabalho. Como é que esta distinção reforça os valores da vossa marca e auxilia nos vossos objetivos de mercado?
Ser eleito Produto do Ano é uma grande confirmação da qualidade e inovação do nosso trabalho. Esta distinção fortalece os valores da nossa marca, pois demonstra que estamos comprometidos em oferecer produtos que atendem às expectativas e necessidades dos consumidores e que se destacam no mercado. Além disso, serve como uma prova tangível da confiança que os consumidores depositam em nós. Este reconhecimento ajuda-nos a alcançar os nossos objetivos, aumentando a visibilidade, credibilidade e, consequentemente, a nossa presença no mercado – seja nas farmácias/parafarmácias ou através dos canais online.
De que forma este produto contribui para um estilo de vida mais saudável e como reflete as preocupações crescentes dos consumidores com a saúde?
O Forderma Anti-Idade Global contribui para um estilo de vida mais saudável ao oferecer uma abordagem integrada ao cuidado da pele, focando não apenas na estética, mas também na saúde da derme a longo prazo. A combinação de péptidos de colagénio e ácido hialurónico ajudam a melhorar a densidade, elasticidade e firmeza da pele, proporcionando uma redução volume de rugas em 20% e aumentando a elasticidade em 18%, enquanto o cobre protege as células contra o stress oxidativo, que acelera o envelhecimento. Isso contribui para manter a pele saudável, hidratada e protegida contra os danos externos e aqueles causados pelo envelhecimento.
Essa abordagem reflete as preocupações crescentes dos consumidores com a saúde, uma vez que muitos procuram produtos que ofereçam benefícios preventivos e cuidados duradouros, além de resultados visíveis. A tendência dos consumidores está cada vez mais voltada para o bem-estar completo. Com o aumento da conscientização sobre o envelhecimento e a importância da proteção da pele, o Forderma responde a esta tendência, alinhando-se com a procura por soluções eficazes, naturais e que promovam a saúde em todas as suas dimensões.
Ana Raquel Varela
Scientific, Marketing and Regulatory Manager da Arkopharma.
Miguel Silva
Digital Marketing Assistant da Arkopharma.