“Com esta conquista, provamos que é possível unir conveniência, prazer e benefícios nutricionais num só produto” – Salutem

“Com esta conquista, provamos que é possível unir conveniência, prazer e benefícios nutricionais num só produto” – Salutem

Granola de Aveia Integral Salutem

 

Qual foi o principal desafio para a criação do vosso produto vencedor?

O principal desafio na criação da nossa Granola foi garantir uma melhoria significativa na sua formulação sem comprometer a experiência sensorial e a fidelidade dos nossos consumidores. Alterámos a base da granola, aumentando a quantidade de flocos de aveia integral, o que trouxe ainda mais benefícios nutricionais e uma textura mais crocante, e removemos um ingrediente alergénio (leite), tornando a receita mais inclusiva.

Este processo exigiu meses de testes, análises e provas para garantir que conseguíamos uma granola diferenciadora em termos de crocância, sabor e benefícios nutricionais. Trabalhámos arduamente para selecionar os fornecedores com os melhores ingredientes, mantendo a essência do produto e assegurando que ele se destacava no mercado.

O resultado é uma granola melhorada, que mantém a natureza do sabor original e oferece uma nova experiência ao consumidor. A pontuação no teste de produto (8.8) e o feedback dos consumidores validam o sucesso desta reformulação, indicando que era exatamente o que procuravam e ainda surpreendidos pela qualidade e o sabor.

 

A inovação não pára. Que tipo de aprendizagens retiraram no desenvolvimento deste produto que poderão aplicar em projetos futuros?

O desenvolvimento da Granola reforçou a importância de equilibrar inovação com recursos disponíveis para garantir que o produto não só seja relevante e valorizado pelo consumidor, mas que também chegue ao mercado no momento certo. A limitação de recursos pode tornar o processo mais longo do que o ideal, colocando em risco a oportunidade de lançamento. Aprendemos que uma gestão eficiente entre investimento, tempo de desenvolvimento e validação do consumidor é essencial para garantir que as inovações se traduzam em sucesso comercial.

Além disso, uma das principais aprendizagens deste processo foi a importância de um trabalho contínuo e próximo com os nossos parceiros, especialmente fornecedores e nutricionistas, que foram essenciais para o sucesso da inovação. Esta colaboração permitiu-nos otimizar a seleção de ingredientes e garantir que pequenas mudanças na formulação resultassem em melhorias significativas na qualidade e diferenciação do produto no mercado.

Esse foco na colaboração e a procura constante pela melhoria serão aplicados em projetos futuros, permitindo-nos continuar a surpreender os nossos consumidores com produtos de excelência, assegurando que continuamos a inovar sem comprometer aquilo que os nossos clientes mais valorizam.

 

Ser eleito Produto do Ano valida a qualidade e inovação do vosso trabalho. Como é que esta distinção reforça os valores da vossa marca e auxilia nos vossos objetivos de mercado?

Esta distinção é um reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade, inovação e bem-estar do cliente final. O nosso propósito é apoiar os consumidores na sua jornada alimentar e na transição para uma alimentação equilibrada e com benefícios para a saúde, proporcionando produtos mais saudáveis sem abdicar do sabor e da experiência de consumo.

Ser eleito Produto do Ano reforça a confiança na nossa marca e valida a nossa estratégia de inovação dentro da categoria. Os dados do estudo indicam que os consumidores ficaram surpreendidos e relataram sentimentos de felicidade ao consumir o produto – um reflexo da nossa missão de tornar a alimentação saudável mais prazerosa.

Esta conquista fortalece a nossa posição, sendo uma forma de comunicar que estamos a criar soluções alimentares que realmente fazem a diferença na vida das pessoas: nos vários momentos da vida e nas diferentes faixas etárias. Como diz o claim da marca, Salutem é “Para a vida toda”.

 

O que torna este produto/serviço uma escolha essencial e, ao mesmo tempo, surpreendente pela sua inovação ou diferenciação no mercado?

Este produto é essencial porque combina benefícios de saúde, como o aumento dos flocos de aveia e a remoção de um alergénio comum (leite), com a versatilidade e crocância que os consumidores procuram.

A aveia, rica em triptofano, desempenha um papel importante no aumento dos níveis de serotonina, contribuindo para o bem-estar e sensação de felicidade. O sabor das nossas granolas, que mantém a tradição e a qualidade, e a sua flexibilidade para diferentes momentos de consumo – seja com leite, iogurte, como topping em gelados ou em sobremesas –, tornam-nas uma escolha ideal para qualquer ocasião.

A inovação está também na forma como conseguimos equilibrar todos esses elementos para criar um produto que se destaca pela sua diferenciação em sabor, textura crocante e benefícios nutricionais. Esta conquista fortalece a nossa posição no mercado e incentiva a experimentação, pois sabemos que, quando provam, os consumidores reconhecem a qualidade das nossas granolas.

O estudo do Produto do Ano confirmou que a perceção de sabor e a qualidade são fatores determinantes para os consumidores. Com esta granola, conseguimos surpreender positivamente os consumidores e satisfazê-los, mostrando que a combinação do nosso produto nutritivo resulta numa escolha irresistível e diferenciadora no mercado.

 

 

Tortitas de Base Vegetal Extrudido Salutem

 

Qual foi o principal desafio para a criação do vosso produto vencedor?

Como marca especialista em produtos à base de aveia, faz-nos todo o sentido sermos pioneiros no mercado no lançamento de tortitas de aveia. Esta inovação permitiu-nos expandir a categoria e oferecer uma alternativa diferenciadora, mantendo o nosso compromisso com equilíbrio e benefícios nutricionais. Além disso, identificámos uma oportunidade para diversificar ainda mais a nossa gama com a introdução das tortitas de lentilhas, trazendo uma base pouco explorada na categoria.

O principal desafio na criação das nossas Tortitas de Aveia foi assegurar o equilíbrio ideal na espessura da bolacha: fina o suficiente para garantir crocância, mas resistente para evitar desperdício no processo produtivo. Na nossa fábrica, a redução do desperdício é um fator crítico e, por isso, este foi um ponto-chave no desenvolvimento. Após vários testes e ajustes à formulação, conseguimos um compromisso perfeito entre textura, resistência e sabor.

Já no caso das tortitas de lentilhas, o desafio esteve na combinação entre a base inovadora e os sabores diferenciadores – queijo azul e queijo & trufa – para garantir uma proposta única no mercado. Foi essencial encontrar um parceiro para o projeto que nos ajudasse a garantir os mais elevados padrões de qualidade e segurança, permitindo-nos lançar um produto verdadeiramente disruptivo e alinhado com a crescente procura por snacks equilibrados e saborosos.

Com este lançamento, conseguimos reforçar a nossa posição como marca de referência na categoria de tortitas, oferecendo uma gama diversificada – desde opções simples até tortitas com sabor e coberturas – para diferentes momentos de consumo.

 

A inovação não pára. Que tipo de aprendizagens retiraram no desenvolvimento deste produto que poderão aplicar em projetos futuros?

Uma das lições mais importantes foi de facto perceber que, em primeiro lugar, temos de olhar para os recursos que dispomos, sem deixar de lado a importância da inovação, equilibrando-os. Só assim conseguimos assegurar que o timing de lançamento de produto seja o ideal.

O conhecimento adquirido no processo de extrusão de novos cereais permitiu-nos expandir a nossa versatilidade produtiva, abrindo portas para futuras inovações e para a melhoria contínua dos produtos existentes.

Além disso, este lançamento demonstrou que a diversidade é um fator-chave na nossa estratégia. Desde a escolha da base (aveia e lentilhas), passando pelos sabores inovadores, até ao formato mini – ideal para diferentes momentos de consumo, tanto individuais como de partilha –, percebemos que oferecer variedade é essencial para surpreender e conquistar o consumidor.

A experiência reforçou também a importância da colaboração com os nossos parceiros, garantindo que conseguimos manter os mais altos padrões de qualidade e inovação. No futuro, continuaremos a apostar no desenvolvimento de produtos diferenciadores, mantendo o equilíbrio entre sabor, praticidade e benefícios nutricionais – valores que são a base da nossa identidade.

 

Ser eleito Produto do Ano valida a qualidade e inovação do vosso trabalho. Como é que esta distinção reforça os valores da vossa marca e auxilia nos vossos objetivos de mercado?

Esta distinção valida o compromisso da Salutem com a inovação e a qualidade, reforçando o nosso propósito de oferecer produtos equilibrados que acompanham as necessidades dos consumidores. As tortitas são um excelente exemplo da nossa missão de tornar escolhas alimentares mais equilibradas, acessíveis a todos, sem comprometer o sabor e a experiência de consumo.

A eleição como Produto do Ano não só reconhece a diferenciação dos nossos lançamentos, como também contribui para alargar a distribuição e aumentar a notoriedade da marca. Sabores como queijo azul e queijo & trufa – especialmente a trufa, que tem grande aceitação no mercado, e o queijo azul, pelo efeito surpresa – ajudam a atrair novos consumidores e demonstram que opções equilibradas podem ser igualmente saborosas.

Além disso, esta distinção ajuda a desmistificar a ideia de que as tortitas são um snack sem sabor. Com esta inovação, provamos que é possível unir conveniência, prazer e benefícios nutricionais num só produto, conquistando um público cada vez mais exigente e interessado em alternativas diferenciadoras.

 

O que torna este produto/serviço uma escolha essencial e, ao mesmo tempo, surpreendente pela sua inovação ou diferenciação no mercado?

A nossa marca foi pioneira no lançamento de tortitas de aveia no mercado, trazendo uma nova base vegetal para esta categoria. Mas fomos ainda mais além e desenvolvemos também as tortitas de lentilhas, que se destacam não só pelo seu ingrediente inovador, mas pelos sabores diferenciadores que não existiam até agora.

Outro fator diferenciador é o formato mini, que inova o momento de consumo, permitindo que as tortitas sejam vistas não apenas como um snack individual, mas também como uma opção de aperitivo para partilha. Este produto posiciona-se como uma alternativa equilibrada a snacks tradicionais, sendo perfeito para diversas ocasiões – seja para uma pausa ao longo do dia ou para momentos sociais com amigos e família.

Os portugueses são consumidores curiosos e gostam de experimentar novidades. Os resultados do teste de produto demonstram que quem experimenta, torna-se fã. Estes números comprovam que conseguimos entregar um produto que não só cumpre, como supera as expectativas.

Com esta inovação, a Salutem reforça a sua posição como referência no segmento de tortitas, continuando a surpreender os consumidores e a oferecer soluções equilibradas, versáteis e saborosas.