5G+ DA NOS PROPORCIONA EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NO NOS ALIVE

5G+ DA NOS PROPORCIONA EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NO NOS ALIVE

  • Audiodescrição e App de Inteligência Artificial descrevem o festival a pessoas cegas
  • “Colete das Emoções” volta a estar disponível para comunidade surda
  • “Entusiasmómetro” mede reação do público aos concertos
  • Repórter 5G+ emite conteúdos mais ricos e imersivos, em tempo real

 

A NOS continua a levar as emoções do NOS Alive a mais pessoas, através da sua tecnologia, e este ano vai permitir que pessoas cegas vivam, pela primeira vez, o ambiente único do festival e dos espetáculos, com maior autonomia, através de duas soluções 5G+: a App Guia-NOS e a Audiodescrição. 

 

Além de toda a atividade normal do festival, a rede da NOS tem de suportar as várias ações 5G que vão acontecer ao longo dos três dias. Para garantir a conetividade em todos os momentos, a NOS irá recorrer ao 5G Stand Alone, o seu 5G+. Esta tecnologia permite o network slicing, ou seja a criação de “fatias” de rede, garantindo sempre a melhor experiência de rede e minimizando o impacto dos outros utilizadores. Assim, mesmo com todas os vídeos e mensagens partilhados pelos milhares de festivaleiros, a qualidade da experiência destas ações 5G nunca ficará comprometida, uma vez que terá uma fatia de rede independente, garantindo isolamento, velocidade e latência baixa”.

 

Iniciativas NOS 5G+

 
  • App “Guia-NOS”

A Guia-NOS é uma App desenvolvida pela NOS Inovação, que utiliza inteligência artificial para descrever o espaço envolvente. Através de um smartphone Xiaomi, a aplicação, ainda em fase piloto, descreve em tempo real o que a câmara do smartphone filma, reconhecendo objetos, pessoas, textos, cores, expressões faciais. Assim, os utilizadores podem usar a aplicação para perceber o ambiente do festival, tornando mais rica e real a experiência do NOS Alive.

 

  • Audiodescrição 

A NOS vai permitir que pessoas cegas e com deficiência visual tenham acesso à audiodescrição simultânea e síncrona durante o concerto de Muse, no dia 12. A narração adicional, em tempo real, permite descrever os elementos visuais e contextuais do espetáculo que não são acessíveis apenas através do som. Será disponibilizada a todos através da APP do NOS Alive, que, este ano, passou a ser acessível a pessoas cegas ou com deficiência visual. A audiodescrição dá, assim, acesso ao “lado invisível” da música, tornando a experiência mais rica, completa e imersiva. 

 

  • Colete das Emoções

A NOS volta a disponibilizar o “Colete das Emoções” durante os concertos de Justice e Anyma, no palco NOS, no dia 11. Estes coletes sensoriais, que permitem às pessoas surdas usufruir da experiência de um concerto, captam o som do espetáculo e emitem vibrações ao ritmo da música.

A ultrabaixa latência do 5G garante o real time na captação do som, bem como a instantaneidade na transmissão das vibrações, o que permite às pessoas estarem em perfeita simbiose com o artista e o público à sua volta.

 

  • Entusiasmómetro

A rede 5G+ da NOS será também usada para permitir ao “Entusiasmómetro” identificar qual o espetáculo que irá provocar um maior entusiasmo na audiência do Palco NOS. Esta solução, totalmente concebida e desenvolvida pela NOS Inovação, recorre ao 5G e à Inteligência Artificial para analisar, em tempo real e de forma automatizada, as reações sonoras da audiência, identificando os momentos de maior êxtase. 

 

  • Repórter 5G+

Em total mobilidade e sem delay, o Repórter 5G+ vai fazer a cobertura do festival para a emissão em direto da RTP. As imagens capturadas através de um smartphone 5G e o acesso ágil do repórter a qualquer local do recinto complementam a emissão da RTP com conteúdos diferentes, mais ricos e imediatos.

 

Reforço das Comunicações 

Para suportar todas estas iniciativas, bem como as operações normais do NOS Alive, as comunicações móveis foram reforçadas, contando este ano com 126 células móveis, bem como uma Antena Lente igual à que é utilizada no SuperBowl, única em Portugal. Já, a infraestrutura de rede fixa conta com cerca de 1200km de fibra ótica, espalhada pelos 11 hectares do recinto.

 

O apoio técnico durante o evento é equiparável ao de uma cidade da dimensão de Aveiro ou Coimbra, com a alocação de mais de 100 profissionais a acompanhar a operação de rede. Foi feito, ainda, um reforço de rede móvel 4G e 5G nas estações na zona de Algés de forma a permitir aos festivaleiros uma experiência sem falhas na entrada e saídas do recinto.

 

Para garantir a boa coordenação de todas as ações, as comunicações entre as equipas técnicas de engenharia de redes da NOS serão asseguradas através de Push-to-talk Business Critical Communications. Uma espécie de “walkie-talkie dos tempos modernos” – além de voz permite a partilha de imagens, texto e vídeo –, esta tecnologia é usada em missões mission critical, pela rapidez, resiliência, segurança e por permitir a priorização de comunicações.

 

Fibra ótica 10Gbps foi eleita Produto do Ano 2025 na Categoria ” Internet fixa

NOS TV foi eleita Produto do Ano 2025 na Categoria “Experiência de televisão”

Wi-Fi Total NOS foi eleito Produto do Ano 2025 na Categoria “Extensores de sinal”